Detran-GO e Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveram ação educativa para alertar condutores sobre a importância do respeito às leis de trânsito.
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançaram oficialmente o Maio Amarelo em Goiás durante blitz educativa na sexta-feira 5 de maio, na sede do Posto de Fiscalização, na saída para Hidrolândia.
Equipes da Gerência de Educação do Detran-GO e agentes da PRF abordaram condutores que transitavam pela BR-153, alertando para a necessidade de respeito à sinalização, importância do cinto de segurança, risco da ultrapassagem indevida e, especialmente, dos perigos da combinação de álcool e direção.
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir Soares, participou da blitz e destacou a importância do trabalho em conjunto para redução dos índices de acidentes de trânsito. No ano passado, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, ocorreram 1.732 mortes no trânsito. De janeiro a abril deste ano, foram 442 óbitos.
Intensificação
A presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Nayara Coimbra, lembrou da necessidade de intensificar as ações em todos os meses do ano. Também participaram da blitz o superintendente da PRF em Goiás, Thiago Queiroz e, o inspetor Newton Morais.
Durante todo o mês de maio, o Detran-GO intensificará as ações educativas em parceria com instituições públicas e privadas para estimular o debate sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Neste ano, o Maio Amarelo conta com 48 ações programadas, entre palestras, blitzen, Detranzinho, ações e campanhas educativas. Os trabalhos tiveram início no dia 2 de maio e vão até dia 31.
Operação
Delegado Waldir Soares, que participado das edições da Operação Trânsito Livre, iniciada em meados de abril e que visa promover a fiscalização de trânsito em regiões de Goiânia, com foco no trânsito livre de pedestres em calçadas. As ações, que contam com o trabalho do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Guarda Municipal de Goiânia e Secretaria Municipal de Mobilidade, ocorrem em conjunto na capital do Estado.
Em 10 de maio, por exemplo, a iniciativa foi realizada em vias públicas dos setores Leste Universitário e Vila Nova, ocasião em que os órgãos lavraram 254 autos de infrações, com uma remoção de veículo. A maior parte das infrações foi referente ao estacionamento irregular. Ao todo, foram lavrados 184 autos de infração por estacionamento em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro, artigo 181. Também surpreendeu as equipes de fiscalização o número de condutores que usavam o celular enquanto dirigiam (34) e que não estavam usando o cinto de segurança (26).
“A ação continua em toda Goiânia semanalmente agindo em todas as ruas da capital. Precisamos mudar essa realidade do trânsito goiano, nem que medidas mais drásticas sejam tomadas”, disse o presidente.
(Informações: Gerência de Comunicação Detran-GO. Com atualizações)