Governo de Goiás abre inscrições do ‘Aluguel Social’ em Uruaçu

Município já está com inscrições abertas para o programa ‘Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social’, que concede auxílio mensal de R$350 por 18 meses.

Beneficiários recebem cartões do Aluguel Social e, atualmente, mais Municípios abrem inscrições para famílias se candidatarem Foto: Octacílio Queiroz/Agehab

 

Moradores de Uruaçu que se enquadrem nos critérios já podem se inscrever no programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, do Governo de Goiás. As inscrições já estão abertas no site www.agehab.go.gov.br, da Agência Goiana de Habitação (Agehab), que executa o programa. Os interessados em se candidatar precisam verificar o Edital e os requisitos para receber o benefício. O documento, assim como a ficha de inscrição, está disponível também no endereço eletrônico da Agência.

Com projeção de contemplar 30 mil lares goianos, o Aluguel Social garante segurança habitacional em alcance imediato às famílias em situação de superendividamento familiar e que ainda não têm moradia própria. Os recursos são provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS) da Governadoria, dentro do programa Goiás Social. “Temos que dar condição de as pessoas morarem dignamente, viverem tranquilas e em paz”, afirma o governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Para o presidente da Agehab, Pedro Sales, o programa reflete a sensibilidade do Governo de Goiás em chegar especialmente àqueles que mais ficaram fragilizados com crise econômica intensificada nos últimos anos com a pandemia da Covid-19. “Continuamos fazendo tudo ao nosso alcance para agilizar o cadastro e aprovação das famílias, sem perder de vista a seriedade da análise da situação de vulnerabilidade. Estamos atendendo quem realmente precisa”, reafirma Sales.

 

Como funciona

O auxílio do Aluguel Social é concedido pelo prazo de 18 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período. Ao longo do tempo da concessão, há acompanhamento social, com estímulo ao autossustento e recolocação no mercado de trabalho. A atuação do Governo de Goiás é correlacionada a outras ações de políticas sociais para qualificação profissional, empreendedorismo, geração de renda, planejamento e educação financeira.

Pedro Sales relembra: a iniciativa se propõe a resolver uma situação urgente de parte da população que está sem condição imediata de arcar com o aluguel da moradia e vem complementar outras políticas do Governo de Goiás. “É preciso fomentar o desenvolvimento econômico ao mesmo tempo que cuidamos das pessoas que precisam da mão do Estado, é o que o governador Ronaldo Caiado tem dito incansavelmente”, ressalta.

Até 22 de fevereiro, a Agehab havia entregue cartões do Aluguel Social para cerca de 4,6 mil famílias em quatro Municípios – Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade e Águas Lindas –, e estava com inscrições abertas em outros 30, além de Uruaçu, em diversas regiões do Estado.

Outras informações: @agehabgoias (Redes sociais) ou (62) 3096-5050.

 

Comprovação

Aos interessados, é preciso atender normas e comprovar o que se pede:

Requisitos básicos

-Inscrição no CadÚnico no Município do aluguel

-Ser maior de 18 anos ou emancipado

-Domicílio em Município do aluguel de no mínimo três anos

 

Prioridades

-Pessoas e famílias com vulnerabilidade socioeconômica

-Estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

– Beneficiários do Programa Universitário do Bem (ProBem)

-Vítimas de violência doméstica e idoso em vulnerabilidade.

 

Requisitos específicos (necessário atender ao menos um. Obrigatória comprovação com documento)

-Situação de moradia improvisada

-Ter perdido o financiamento imobiliário em virtude do não pagamento das parcelas

-Utilizar valor igual ou superior a 50% da renda ao custeio de aluguel ou estar com 75% da renda comprometida com endividamento

-Portador de deficiência ou tenha no núcleo familiar pessoa com deficiência (PCD)

-Vítima de violência doméstica e familiar ou assistida por medida protetiva

-Família monoparental (somente pai ou mãe)

-Idoso

-Estudante universitário da UEG ou beneficiário do ProBem (frequência mínima de 75%)

-Ter renda familiar comprometida com dívidas formais, comprovado por pesquisa o SPC/SERASA

-Ser destinatário que tenha pleiteado a doação de imóvel de programa habitacional no Estado de Goiás com pedido pendente de apreciação

-Estar cadastrado em programas sociais do Estado de Goiás

 

(Informações, sob adaptações: Comunicação Agehab)

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!