Laboratório de Análises Clínicas do HCN atinge marca de mil exames diários

Altamente tecnológica, unidade também recebeu certificação nacional de ‘Conformidade em Controle de Qualidade’.

Laboratório do HCN ainda receberá mais dois novos equipamentos para processamento de exames bioquímicos, possibilitando ainda mais agilidade nas liberações dos exames – Foto, inclusive da home: Cristiano Martins/IMED

 

Mais um marco consolida o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, unidade do Governo de Goiás em Uruaçu, como referência para a população dos 60 Municípios que integram a macrorregião do Centro-Norte do Estado: a marca de mil exames realizados por dia.

Altamente tecnológico, o Laboratório de Análises Clínicas do HCN dispõe de equipamentos modernos e automatizados que são capazes de fornecer resultados precisos, aliados ao rigoroso controle de qualidade interno avaliado também por automação 24 horas por dia, o que favorece a tomada correta de condutas clínicas no menor tempo possível.

Sua estrutura no HCN executa e libera mais de mil exames por dia com equipamentos modernos, possuindo taxa de atendimento ao tempo de liberação acima de 97%. Com a demanda sempre em crescimento, o setor ainda receberá mais dois novos equipamentos para processamento de exames bioquímicos, o que possibilitará ainda mais agilidade nas liberações dos exames. Espera-se que, com a chegada dos novos equipamentos oriundos do exterior, o desempenho do laboratório cresça ainda mais, alcançando a realização de 300 testes por hora, por cada equipamento.

De acordo com o diretor assistencial do HCN, João Batista da Cunha, a agilidade e a eficácia na realização de exames são fatores importantes para que a unidade de saúde continue sendo referência no Estado. “Para um hospital de grande porte como o HCN é fundamental investirmos em equipamentos que permitam agilizar os processos, aprimorar a qualidade dos exames e, consequentemente, garantir a segurança nos diagnósticos, para que possamos oferecer o melhor atendimento à população goiana”, diz o diretor da unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED).

 

Reconhecimento nacional

Além disso, o laboratório também recebeu recentemente a Certificação de Conformidade em Controle de Qualidade. O Ensaio de Proficiência, também conhecido como Controle Externo da Qualidade, é uma ferramenta de controle de qualidade eficaz para a avaliação do desempenho do laboratório e um requisito necessário para os processos de acreditações laboratoriais e órgãos regulamentadores.

Essa certificação é concedida nacionalmente para os laboratórios que cumprem com os requisitos mensais de resultados, com avaliação acima de 90% de assertividade, e possuam assiduidade em todos os módulos avaliados. Para obtenção dessa certificação, o laboratório do HCN foi avaliado por 12 meses recebendo amostras para análises, devolvendo os resultados para mensuração de erros e acertos e, consequentemente, receber a nota de avaliação anual que gerou o Certificado para os mais de 38 módulos avaliados em 2023.

“O investimento no setor técnico tende a melhorar com amplitude maior o nível de satisfação, tanto do usuário quanto da equipe multidisciplinar do hospital, pois garante que todo atendimento que dependa de exames laboratoriais seja rápido e assertivo, trazendo melhoria na qualidade dos tratamentos dos pacientes”, afirma Jeovino Dourado, coordenador do laboratório.

O laboratório também dispõe de médico patologista na unidade que realiza, mensalmente, biópsias por congelação, procedimento extremamente importante realizado durante a cirurgia de retirada de amostra de tecido ou órgão lesado, fornecendo informações em tempo real à equipe em casos de suspeitas ou certeza de um câncer.

A estrutura do HCN, que já era de padrão elevado, também teve grande impulso no início de 2023, com a inauguração do novo espaço do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), o primeiro do País e do Sistema Único de Saúde (SUS) que possui uma sala de ressonância magnética com projeção imersiva, a fim de melhorar ainda mais a experiência do paciente.

Além disso, todo o espaço possui salas com ambientação e espaços humanizados, a fim de oferecer o melhor atendimento possível à população, integrando a grande estrutura física do hospital com equipamentos modernos. O acesso a esses serviços, com tecnologia de última geração e exames de alta complexidade, proporciona diagnóstico mais assertivo e possibilita maior agilidade no tratamento precoce dos pacientes.

 

(Informações: Assessoria de Comunicação do HCN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!