FATO RELEVANTE – Dois anos de muita dedicação no comando da CFB

No início de 2024, haverá troca de comando na Capitania Fluvial de Brasília. Grupo Escoteiro do Mar Manoel Fernandes de Carvalho, sediado em Uruaçu, destaca trabalho realizado na CFB.

Capitão de Fragata GÚBIO de Oliveira deixará o comando da Capitania Fluvial de Brasília (CFB), após excelente serviço desenvolvido, no início do próximo ano – Fotos, inclusive a da home: Divulgação

 

Membros da Capitania, com integrantes do Grupo Escoteiro do Mar Manoel Fernandes de Carvalho, em Uruaçu: subcomandante Capitão de Corveta Tavares (esq.); Capitão de Fragata MORAIS RAMOS (futuro comandante da CFB) (meio); Suboficial-Mor (ES) TOLEDO (penúltimo); e, 2⁰ SGT EL PABLO HENRIQUE (último)

 

Desde quando o Grupo se tornou Escoteiro do Mar, a CFB mantém parceria com a entidade estabelecida em Uruaçu

 

Responsável por conduzir operações navais, a Marinha do Brasil é o mais antigo dos três ramos das Forças Armadas do Brasil

 

Alimentos transportados pelo 7º Distrito Naval para crianças e adolescentes integrantes do Grupo Escoteiro. O responsável pela operação foi o Suboficial-Mor TOLEDO

 

Na foto acima e nas duas seguintes, atividades realizadas no lago Paranoá, em Brasília, com membros da CFB e, crianças e adolescentes do Grupo Escoteiro do Mar – Mais fotos, abaixo

 

 

 

No início do ano 2024, haverá troca do comando da Capitania Fluvial de Brasília (CFB), a qual tem a jurisdição das águas do Distrito Federal e Norte de Goiás, com a substituição do Capitão de Fragata GÚBIO de Oliveira, pelo também Capitão de Fragata Wanderson MORAIS RAMOS.

“No momento em que se despede do Comando da CFB, o comandante Gúbio nos deixa um legado do bom servir, marcado por um trabalho intenso e de altíssima qualidade realizado pela Marinha do Brasil em nossa região, seja pela fiscalização no intuito de preservar vidas humanas ou na realização de cursos, ações sociais e serviços cartorários”, comenta Luciano Bordiga, do Grupo Escoteiro do Mar Manoel Fernandes de Carvalho, sediado em Uruaçu e presidido por Poliane Fernandes.

Desde setembro de 2021, o Grupo passou a ser Escoteiros do Mar, a Capitania se tornou parceira, a Madrinha da entidade que empreende importante trabalho.

 

Força naval em Uruaçu

Destaca-se que desde 2007, não era notada habitualmente a presença do 7º Distrito Naval (Com7ºDN), da Marinha do Brasil, na região Norte de Goiás. Hoje, a força naval faz parte da vida dos munícipes de Uruaçu e de visitantes, graças ao brilhantismo de homens como o Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, comandante do referido Distrito, que, com o aumento das águas do reservatório do lago Serra da Mesa, observou a necessidade de maior presença da força na região, inclusive realizando inspeção naval, fiscalizando, orientando condutores e proprietários de embarcações quanto aos principais aspectos que contribuem para uma navegação segura.

Motivo que ensejou ao reconhecimento público feito pela Câmara Municipal de Uruaçu, quando reconheceu militares da Marinha do Brasil como cidadãos uruaçuenses e concedeu Moções de Aplausos pelos relevantes serviços públicos prestados.

“Fato inédito! Para nós, foi fruto de trabalho de excelência realizado por uma equipe, que, além de alto grau de preparação e comprometimento, ainda possui um comando dedicado ao Brasil e ao seu povo, reflexo que podemos observar em toda tripulação da CFB”, destaca Luciano Bordiga.

“Entendemos que esse momento marca não o fim, mas, o começo de uma nova história para ambos os comandantes, para os quais desejamos sucesso em suas novas missões, seja protegendo as nossas riquezas ou cuidando da nossa gente. Que vocês sejam sempre o elo forte desta corrente que defende o nosso Brasil – Tudo pela pátria!”, manifesta Luciano Bordiga.

 

Vice-Almirante Alvarenga (3º esq.), comandante do 7º Distrito Naval, responsável pela atuação no Distrito Federal, em Goiás e no Tocantins, recepcionando, na sede do Clube Naval de Brasília, comitiva de uruaçuenses, em evento de homenagens

 

Capitão de Corveta Tavares, ao ministrar instrução aos alunos na sede do colégio Estadual Joana D’Arc, sobre como ingressar na Marinha do Brasil

 

Capitão de Corveta Tavares comandando operação no lago Serra da Mesa

 

Parceria Capitania x Grupo Escoteiro do Mar viabiliza atividades no lago Serra da Mesa

 

Mais recente atividade no lago Serra da Mesa com a Marinha do Brasil (CFB), em novembro

 

(Informações: Comunicação. Com atualizações. Publicado inicialmente, em 03/12/23, no link Estaduais)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!