Enel intensifica trabalho de manutenção preventiva na rede elétrica de Goianésia

A Enel Distribuição Goiás está realizando uma série de manutenções preventivas na rede elétrica de Goianésia. Essa ação faz parte de um agressivo plano preventivo que a companhia preparou para o período chuvoso que se inicia no segundo semestre. Somente neste ano, a empresa já realizou a poda de mais de 3 mil árvores e galhos que estavam próximos à rede elétrica e a limpeza de 770 quilômetros quadrados de faixa de servidão, o objetivo é combater a incidência de toque ou queda de vegetação sobre a rede, um dos principais motivos que levam à falta de energia nas casas dos goianesienses, especialmente no período chuvoso. A expectativa da companhia é reforçar ainda mais este trabalho de julho a setembro.

“Nestes próximos meses enfrentamos um período de seca e com poucas incidências de chuva no nosso Estado, o que é fundamental para continuarmos trabalhando de forma preventiva na rede e alcançar o nosso objetivo de minimizar as ocorrências no período chuvoso. “Em Goiás, temos 230 mil quilômetros de redes aéreas, isso é cinco vezes a volta na Terra, são redes que estão muito sujeitas a eventos climáticos de todo tipo, como queimadas, tempestades, raios e ventanias. Por isso precisamos atuar rápido e de forma muito estratégica nas inspeções, correções de defeitos e anomalias, poda e limpeza de faixa, o que ajuda muito a reduzir a incidência de problemas”, explica o diretor de Manutenção da Regional que atende o Município de Goianésia, Marcelo Mundim.

 

Inspeção prévia

O diretor explica, ainda, que foi realizada uma inspeção prévia na rede elétrica da região, incluindo a zona rural, para o mapeamento de possíveis pontos de defeitos e correção. Para essas inspeções, além da equipe em campo, a companhia utiliza drones e helicópteros, equipamentos de tecnologia que otimizam o trabalho e trazem resultados assertivos. “Já corrigimos cerca de 150 pontos na rede, desde que iniciamos o reforço desse trabalho. Trocamos postes e equipamentos como cruzetas, isoladores e conexões, além da substituição de cabos de rede, por outros mais resistentes, o que minimiza as ocorrências de cabo partido no período chuvoso. Para os próximos meses, a expectativa é corrigir outros 560 pontos que já foram mapeados e estão no cronograma de manutenção do Município”, explica Mundim.

Neste primeiro semestre de 2022, a companhia também focou na manutenção da rede elétrica com equipes de Linha Viva, que são profissionais altamente treinados e capacitados para executar a manutenção da rede sem desligar, ou seja, as equipes trabalham sem impactar o fornecimento de energia para os clientes. “Essa é uma ação que beneficia principalmente os comerciantes, que não podem ser impactados pelo desligamento da rede no horário comercial. A manutenção da rede é sempre realizada durante o dia, para garantir ainda mais segurança aos profissionais, apenas as ações emergenciais são realizadas à noite, por isso, com a possibilidade de se trabalhar com equipes de Linha Viva, conseguimos prevenir falhas e não impactar o serviço para os clientes. Somente neste ano realizamos quase seiscentas correções na rede com essas equipes”, reforça o diretor.

 

Em 237 cidades

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 Municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 quilômetros quadrados.

A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

 

(Informações, com adaptações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!