Em novas siglas, doutor Rodrigo (pré-candidato) e Machadinho dialogam sobre candidatura da base de Caiado em Uruaçu

[Atualização/Reportagem atualizada, ao longo do texto] Machadinho não concorrerá, mas sim doutor Rodrigo Fernandes, conforme contatos recebidos pelo autor da reportagem, Jota Marcelo, após circulação da edição impressa (quinzena 16 a 31/03/2022) e da presente reportagem. Machadinho é pré-candidato a prefeito de Uruaçu, para 2024

Machadinho, que apoia doutor Rodrigo Fernandes, informa que mudança de sigla teve apoio e consentimento do governador e de Daniel Vilela, presidente estadual do MDB. Anunciado pré-candidato dia 22 de março, doutor Rodrigo, agora filiado no Avante, salienta que Uruaçu merece vaga na Assembleia Legislativa.

Dia 22 de março, data dessa imagem, houve anúncio da pré-candidatura de doutor Rodrigo Fernandes (4º esq.): com o pré-candidato a deputado estadual da base uruaçuense, na foto, Ozires Ribeiro (esq.), Machadinho, Zé Mário e Weder Ribeiro – Foto (acima e da página principal): Divulgação

 

No findar do período da chamada janela partidária, Machadinho, doutor Rodrigo Fernandes e outras lideranças políticas aliadas dialogavam (antes também, e certamente, nos dias e meses seguintes) sobre mudanças de partidos, novos cenários, qual seria o nome da base aliada de Caiado em Uruaçu a ser lançado a deputado estadual, além de outros temas.

Se antes foram ventilados os nomes de Ozires Ribeiro Silva (presidente do UB) e do vereador doutor Michel Mindlin, da mesma legenda. Se em 22 de março, o nome do aliado colega doutor Rodrigo Fernandes foi anunciado como o escolhido, o quadro real das horas iniciais de abril retratava não ter questão fechada, mas, ficou decidido, dia 2: doutor Rodrigo Fernandes, anunciado publicamente como pré-concorrente dia 22, será o candidato a deputado estadual.

Ozires justificou com determinação a decisão de não se candidatar e doutor Michel, após não lograr êxito, se compromissou apoiar o deputado estadual Cairo Salim (PSD), que tentará reeleição.

 

Compromisso

Sobre estar filiado em novo partido, desde 31 de março, afirmando ‘esse é um compromisso nosso!’, Machadinho, empresário morador de Uruaçu, suplente de deputado estadual, tem comentário postado em rede social, logo após o ato público, realizado na sede do Diretório Estadual emedebista, em Goiânia: ‘Onde o nosso deputado federal Zé Mário [que no mesmo evento se filiou à mesma sigla] estiver, ali estaremos para lhe dar todo o apoio necessário. A nossa ida para o MDB teve o apoio e consentimento do nosso governador Ronaldo Caiado [UB], bem como do presidente estadual do MDB, Daniel Vilela [que abonou a ficha], que já havia nos feito o convite. Estamos firmes!’.

Candidato a prefeito nas eleições 2016 e 2020 (ocupando o segundo lugar nas duas) e, a deputado estadual em 2018 (ficando na suplência, com votos 10.063, pela coligação A mudança é agora IV), Machadinho expôs também ter a absoluta certeza de que assim como foi no UB, ‘vamos contribuir para o fortalecimento do partido, ajudando na sua estruturação política e institucional’.

 

Presidente Ana Paula destaca crescimento do MDB

Em Uruaçu, domicílio eleitoral de Machadinho, a funcionária pública federal Ana Paula Catoira preside o partido. Candidata a prefeita em 2020, ela disse ao JORNAL CIDADE que o MDB hoje é o partido com maior abrangência dentro do Estado de Goiás. “Por isso, ele se torna forte principalmente dentro de um processo de eleição. Em Uruaçu somos hoje 547 filiados, governamos 12 dos últimos 22 anos e elegemos muitos vereadores. Assim, muitos políticos e militantes da política procuram o partido para se filiarem”.

Opinando que as chegadas de Zé Mário e Machadinho (chamado no MDB também por Machado) representam “uma força conjunta que estamos fazendo para lutar pela continuidade do crescimento de Goiás e fortalecimento da região Norte”, ela comunica que a agremiação está recebendo também muitas outras forças políticas “que irão compor o nosso Diretório para que, localmente, possamos lutar e trabalhar para fazer de Uruaçu uma cidade com mais oportunidades para todos”.

 

Doutor Rodrigo: no Avante e disposto ajudar

Advogado e, igualmente outros citados nesta reportagem, produtor rural/integrante da diretoria do Sindicato Rural de Uruaçu (SRU – entidade que já presidiu), doutor Rodrigo Fernandes se filiou no Avante, depois de anos no Cidadania. Após série de conversações entre aliados, ele teve o nome definido e tornado público pelo comando da ala política caiadista de Uruaçu (através de vídeo publicado em 22 de março) para ser o pré-candidato e candidato a deputado estadual no processo eleitoral desse ano. No vídeo, está acompanhado de Zé Mário, que informa a novidade – nos bastidores a causa era comentada há tempos –, tecendo comentários. Também por Ozires; Machadinho; e, Weder Ribeiro, também empresário e irmão de Ozires.

Até então sem disputar cargos políticos, doutor Rodrigo Fernandes já atuou na coordenação política em diferentes campanhas eleitorais e, pertence à família tradicional da política de Uruaçu, especialmente através de Alarico Fernandes de Carvalho (patriarca que encaminhou diferentes nomes para o segmento), vice-prefeito da cidade nortense na Administração 1989-1992.

 

‘Uruaçu merece uma vaga’

Procurado na data pelo JORNAL CIDADE, o pré-candidato doutor Rodrigo Fernandes, advogado, considera que “o Norte precisa se tornar mais forte política e administrativamente, de maneira contínua, com influência maior junto ao Governo de Goiás. “Uruaçu merece uma vaga na Assembleia, sou pré-candidato a deputado estadual. Vamos adentrar a pré-campanha e a campanha obedecendo todas as normas e orientações da Justiça Eleitoral”.

Visto como fato negativo por uns, para outros ter diferentes nomes à disposição é algo positivo e isso, foi resolvido por meio do diálogo, sem ressentimentos. A movimentação de doutor Rodrigo está em evidência, dentro de Uruaçu, outras cidades interioranas, Goiânia e Brasília, com apoio e incentivo de Machadinho e outros aliados. A base uruaçuense do governador lançará candidato a deputado estadual. Seu nome é doutor Rodrigo Fernandes.

 

Leia também: Avante quer eleger um federal, três estaduais, no mínimo e, apoia Caiado

 

(Jota Marcelo. Com atualizações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!