Deputado Zé Mário promove audiência na Sudeco para discutir desenvolvimento do Norte goiano

Lideranças de Municípios participaram do encontro em Brasília que teve como objetivo debater as demandas da região Norte de Goiás. No evento, foi lida e assinada a denominada ‘Carta do Norte Goiano à Sudeco’, elencando as principais necessidades e demandas da região.

 

Deputado Zé Mário: “Sempre tive um sonho – entrar em Itumbiara e sair em Porangatu, ou entrar em Posse e sair em Aragarças e, ver um Estado igual. Penso que a presença de todos aqui seja com o mesmo propósito, diminuir as desigualdades regionais” – Fotos, inclusive a da página principal: Fredox Carvalho/Divulgação

 

 

 

O deputado federal Zé Mário Schreiner (Democratas-GO) organizou, em 22 de agosto, audiência com Nelson Vieira Fraga, da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). No evento, estavam presentes prefeitos, vice-prefeitos (mais assessores municipais) e vereadores de Municípios do Norte goiano, além de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação dos Municípios do Norte de Goiás (Amunorte [presidida por Flávio Tatu, prefeito de Mara Rosa]) e de Sindicatos e Associações de classe.

De Uruaçu, participaram Cláudio Vidal e Pastor Noraldino Reis (ambos da Prefeitura) e Cristiano Ribeiro de Sousa, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uruaçu (Aciau).

Promover o desenvolvimento do Norte goiano foi o tema central do encontro. Ao abrir os trabalhos, o congressista afirmou: “Eu sempre tive um sonho – entrar em Itumbiara e sair em Porangatu, ou entrar em Posse e sair em Aragarças e, ver um Estado igual. Penso que a presença de todos aqui seja com o mesmo propósito, diminuir as desigualdades regionais”. No evento, foi lida e assinada a Carta do Norte Goiano à Sudeco, elencando as principais necessidades e demandas da região.

Para atingir os objetivos de desenvolvimento regional, o superintendente Nelson Vieira Fraga propôs criar comitês para debater temas específicos, além de capacitar os servidores municipais para que eles possam elaborar projetos mais adequados às necessidades da região, e assim melhor direcionar os recursos. “Tendo o projeto, é mais fácil colocar debaixo do braço e ir procurar recursos na Casa Civil ou nos Ministérios, para conseguir outra verba além das emendas de bancada”, explicou o auxiliar do governo federal. Ele anunciou, também, a iniciativa Sudeco Itinerante, que deve ter início em setembro e buscará conhecer a fundo a realidade e as necessidades de cada parte do Centro-Oeste.

 

Zé Mário confiante

O Subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Cidades, Infraestrutura e Comércio Exterior, Everton Chaves, reafirmou a necessidade de promover desenvolvimento no Norte goiano. “Apenas um Município da região tem Índice de Desenvolvimento Humano igual à média do Estado de Goiás, em todos os outros ele é inferior”, explicou. Segundo o mesmo, o trabalho da Subsecretaria é promover um desenvolvimento centrado nas pessoas, para que a qualidade de vida aumente na mesma proporção do crescimento econômico.

A audiência foi o primeiro passo no sentido de articular os Municípios da região Norte goiana em torno de demandas comuns e de estabelecer um diálogo direto com a Sudeco. Sobre o resultado do evento, Zé Mário afirmou: “Estou muito confiante que as coisas vão andar mais rápido do que a gente imagina. O leilão da [Ferrovia] Norte-Sul, por exemplo, foi extremamente exitoso, e agora será construída a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste [FICO], que levará o desenvolvimento a todas regiões de Goiás”.

 

(Informações, sob adaptações e acréscimo de dados: Assessoria de Comunicação do deputado federal)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!