A literatura como base da cidadania

O escritor Geraldo Rocha, ganhador do prêmio ‘HCR – Bolsa de publicações Hugo de Carvalho Ramos 2022’, lidera um grupo de escritores goianos no projeto ‘A literatura como base da cidadania’.

Alunos são contemplados pelo projeto Bate-papo com escritores. Geraldo Rocha (2º esq.) é um dos coordenadores – Fotos, inclusive a home: Divulgação

 

Escritor Geraldo Rocha é incentivador do projeto estimulador da leitura através do contato direto com os alunos

 

O projeto tem como objetivo estimular a leitura através do contato direto com os alunos, que têm a oportunidade de um bate-papo, uma conversa informal com escritores, grandes nomes da literatura goiana e, em 2023, já houve diferentes edições. “Esse projeto é uma forma de estimular a formação de novos leitores, como também uma oportunidade para o descobrimento de novos talentos literários”, destaca Geraldo.

Dentre os escritores que se engajaram no projeto estão, além de Geraldo Rocha, Patrícia Gabriel (coordenadora do projeto), Cristiano Deveras, Rodriana Costa, Dani de Brito, Angélica Rocha Santos e Luiz de Aquino. Diferentes unidades escolares das redes pública e privada estão em processo de agendamento:

-Escola Dom Fernando, em Aparecida de Goiânia, com as turmas de 9º Ano e do 1º, 2º e 3º Anos do ensino médio, em dois eventos.

-Círculo de Apoio à Aprendizagem Profissional (CAMP), em duas das seis turmas (as demais estavam agendadas na desta da publicação).

-Instituto San Damiano, com as turmas do 9º Ano.

-Escola Municipal Patrícia Rodrigues de Paiva (Goiânia).

Nos eventos, os escritores interagem com os alunos por meio de depoimentos sobre a trajetória de cada um, respondem perguntas e incentivam o uso da literatura como ferramenta de crescimento e desenvolvimento pessoal. Ao final, são sorteados livros entre o alunado.

 

Livros de Geraldo

Goiano de Crixás, advogado, empresário, experiente, morador da capital Goiânia e de vínculos com o Norte do Estado, Geraldo Rocha também é um dos coordenadores da iniciativa e, vem ganhando destaque nacional na cena cultural, no mercado de livros.

Geraldo Rocha é associado/diretor da União Brasileira de Escritores – Seção de Goiás; e, membro da Academia Crixaense de Letras e da Academia Uruaçuense de Letras (AUL). O escritor já publicou os livros O Mirante da Montanha, Perfume de Lavanda e Chamas da Maldade, através da editora Novo Século. Também o conto As 7 vidas de Capuccino (ebook). Geraldo igualmente participa das antologias de contos O Escritor Como Personagem, Contos da Pandemia, Contos de 22, junto com renomados autores goianos. O livro Irmãos das Estrelas será lançado no início de junho pela editora Novo Século (em Goianésia, o lançamento ocorrerá dia 21 do mesmo mês; já no dia 29, em Goiânia), enquanto que o livro ganhador do Prêmio HCR – Encrusylhadas – deverá ser publicado no final do ano.

 

(Informações: Assessoria. Com Jota Marcelo. Com atualizações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!