Lideranças de Municípios participaram do encontro em Brasília que teve como objetivo debater as demandas da região Norte de Goiás. No evento, foi lida e assinada a denominada ‘Carta do Norte Goiano à Sudeco’, elencando as principais necessidades e demandas da região.
O deputado federal Zé Mário Schreiner (Democratas-GO) organizou, em 22 de agosto, audiência com Nelson Vieira Fraga, da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). No evento, estavam presentes prefeitos, vice-prefeitos (mais assessores municipais) e vereadores de Municípios do Norte goiano, além de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação dos Municípios do Norte de Goiás (Amunorte [presidida por Flávio Tatu, prefeito de Mara Rosa]) e de Sindicatos e Associações de classe.
De Uruaçu, participaram Cláudio Vidal e Pastor Noraldino Reis (ambos da Prefeitura) e Cristiano Ribeiro de Sousa, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uruaçu (Aciau).
Promover o desenvolvimento do Norte goiano foi o tema central do encontro. Ao abrir os trabalhos, o congressista afirmou: “Eu sempre tive um sonho – entrar em Itumbiara e sair em Porangatu, ou entrar em Posse e sair em Aragarças e, ver um Estado igual. Penso que a presença de todos aqui seja com o mesmo propósito, diminuir as desigualdades regionais”. No evento, foi lida e assinada a Carta do Norte Goiano à Sudeco, elencando as principais necessidades e demandas da região.
Para atingir os objetivos de desenvolvimento regional, o superintendente Nelson Vieira Fraga propôs criar comitês para debater temas específicos, além de capacitar os servidores municipais para que eles possam elaborar projetos mais adequados às necessidades da região, e assim melhor direcionar os recursos. “Tendo o projeto, é mais fácil colocar debaixo do braço e ir procurar recursos na Casa Civil ou nos Ministérios, para conseguir outra verba além das emendas de bancada”, explicou o auxiliar do governo federal. Ele anunciou, também, a iniciativa Sudeco Itinerante, que deve ter início em setembro e buscará conhecer a fundo a realidade e as necessidades de cada parte do Centro-Oeste.
Zé Mário confiante
O Subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Cidades, Infraestrutura e Comércio Exterior, Everton Chaves, reafirmou a necessidade de promover desenvolvimento no Norte goiano. “Apenas um Município da região tem Índice de Desenvolvimento Humano igual à média do Estado de Goiás, em todos os outros ele é inferior”, explicou. Segundo o mesmo, o trabalho da Subsecretaria é promover um desenvolvimento centrado nas pessoas, para que a qualidade de vida aumente na mesma proporção do crescimento econômico.
A audiência foi o primeiro passo no sentido de articular os Municípios da região Norte goiana em torno de demandas comuns e de estabelecer um diálogo direto com a Sudeco. Sobre o resultado do evento, Zé Mário afirmou: “Estou muito confiante que as coisas vão andar mais rápido do que a gente imagina. O leilão da [Ferrovia] Norte-Sul, por exemplo, foi extremamente exitoso, e agora será construída a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste [FICO], que levará o desenvolvimento a todas regiões de Goiás”.
(Informações, sob adaptações e acréscimo de dados: Assessoria de Comunicação do deputado federal)