Saneago emite nota sobre crise hídrica

A Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) emitiu, neste 15 de janeiro de 2020, nota de esclarecimento destacando a crise hídrica ocorrida em Uruaçu, assunto que dominou e domina marcadamente conversações na cidade do Norte goiano.

Confira.

 

Utilidade Pública – Nota da Saneago sobre abastecimento em Uruaçu

 

A Saneago informa que a falta de água em Uruaçu ocorreu devido à falta de energia na Estação de Tratamento de Água no sábado (11), das 18 horas às 22 horas e no domingo (12), das 00:00 horas às 05:00 horas, comprometendo o abastecimento da cidade. Outro fato que comprometeu o funcionamento do sistema foi a alta turbidez provocada pelas fortes chuvas a montante da captação.

A operação do sistema foi iniciada no domingo às 13 horas, de forma gradativa, com o acionamento de uma das bombas da elevatória de água bruta. Esse cenário de operação se manteve até o início da manhã de segunda-feira (13). No entanto, no mesmo dia, ocorreram novas chuvas, o que causou o aumento da turbidez em níveis alto, sendo necessária nova paralisação do sistema. Somente às 14 horas do dia 13 foi possível retomar o funcionamento da ETA, que ocorreu de forma gradativa.

Nesta terça-feira, foi possível o acionamento da segunda bomba da elevatória, restabelecendo o funcionamento do sistema em 100%. No momento, o abastecimento de água em Uruaçu está normalizado, com os níveis dos reservatórios acima de 90%.

A companhia lamenta os transtornos causados e orienta os moradores de Uruaçu, caso constatem alguma alteração na cor da água, que entrem em contato com a Saneago pelo número 0800 645 0115 para que possamos verificar e resolver a situação. O problema ocorre após o retorno do abastecimento, quando sedimentos da rede que estava seca são carreadas pela água na tubulação.

 

Nota da Redação: articulista do JORNAL CIDADE, Wolney Heleno Matos tem texto e vídeo publicados abordando o assunto, conforme postagem deste 15 de janeiro de 2020. Leia e assista aqui

 

(Jota Marcelo. Imagem e, foto da página principal: Divulgação/Saneago. Com atualização)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!