Programa Sinaliza Goiás chega a 16 Municípios do Entorno do Distrito Federal na primeira etapa

Equipes do Detran-GO têm atuação em Novo Gama, primeira cidade da região a receber o benefício. Iniciativa do Governo de Goiás contempla todas regiões com 30 mil unidades de placas e mais de 300 mil metros quadrados de sinalização horizontal. Governador Ronaldo Caiado destaca alcance do programa no sentido de “salvar vidas”.

 

Governador Ronaldo Caiado, ladeado pelo vice Lincoln Tejota, durante o lançamento do Sinaliza Goiás, na primeira semana de maio: “Até o fim do nosso mandato, todos os 246 Municípios estarão 100% atendidos pelo programa” – Foto: Wesley Costa/Divulgação

 

O Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), abre agenda, na segunda 10 de maio, em Novo Gama: trata-se do primeiro dos 16 Municípios da região do Entorno de Brasília agendados para receber os benefícios do programa Sinaliza Goiás. Lançado em 5 de maio, o programa vai investir mais de R$12 milhões para levar sinalização horizontal e vertical a 127 Municípios goianos, na primeira etapa.

Ao todo, o Sinaliza Goiás contemplará os Municípios com 30 mil unidades de placas e mais de 300 mil metros quadrados de sinalização horizontal. No lançamento do programa, o governador Ronaldo Caiado (Democratas) ressaltou a importância de levar a sinalização para as localidades que mais necessitam. “Ao colocar uma faixa na porta de uma escola, hospital, em um cruzamento, cria-se uma cultura para as pessoas entenderem o quanto é importante respeitar aqueles locais. Isso salva vidas”, destacou. “Até o final do nosso mandato, em 2022, todos os 246 Municípios estarão 100% atendidos na sinalização de trânsito”, informou.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que a sinalização é uma atribuição do Município. Porém, em dificuldades devido à pandemia de Covid-19, poucas cidades estão com capacidade adequada de investimento. O presidente do Detran Goiás, Marcos Roberto Silva, explicou que o programa é uma forma de suprir as necessidades. “O Governo de Goiás mostra-se sensível às causas do trânsito e às dificuldades encontradas pelos prefeitos, sobretudo, nessa época de pandemia”, afirmou.

Na sequência da agenda, Luziânia, Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental, para receberem as equipes do Detran para a realização de estudos técnicos, plano e execução de sinalização horizontal (faixas de pedestre, retenção e outras) e vertical (placas) em áreas urbanas. Todos os demais lotes, que abrangem as outras regiões do Estado, começam a executar as obras de sinalização na segunda semana de maio.

Dos 127 Municípios atendidos na primeira etapa do Sinaliza Goiás, 58 serão contemplados com materiais de sinalização viária. O Detran-GO idealizou adquirir 14.140 placas de sinalização vertical e executar 144.390 metros de sinalização horizontal. Os outros 69 Municípios serão atendidos por empresas terceirizadas. Elas devem receber 15.630 placas e 157.350 metros quadrados de sinalização horizontal.

O trabalho de sinalização implantado pelo Detran-GO tem como pilar o plano de circulação para diminuir pontos de conflitos; adequar a velocidade dos condutores à segurança da via; e aumentar a visibilidade e fluidez nos cruzamentos. Além de locais de grande fluxo e altos índices de acidentes, as equipes de engenharia de tráfego priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessias.

Leia sobre o lançamento, dia 5 de maio, aqui.

 

(Informações: Departamento Estadual de Trânsito [Detran-GO] – Governo de Goiás)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!