Prefeitura de Aparecida inaugura trecho de Eixo Leste-Oeste, desafogando trânsito

“Isso não é obra, é um sonho que as pessoas sonharam”, diz o prefeito Vilmar Mariano (Patriota). Nova avenida agiliza deslocamento entre bairros, como Goiânia Park Sul, Buriti Sereno, Bairro Cardoso e Jardim Helvécia.

Via liga rodovia GO-040 à avenida Rio Verde – Fotos, inclusive a da home: Claudivino Antunes/Prefeitura

 

Prefeito Vilmar Mariano: “Isso aqui não é obra, é um sonho que as pessoas sonharam”

 

Parte inaugurada é um dos cinco novos Eixos estruturantes em construção

 

Foi inaugurado na quinta 22 de setembro, parte do Eixo Leste-Oeste, a mais nova avenida construída pela Prefeitura de Aparecida para conectar sete bairros da cidade no sentido Leste-Oeste. É uma alternativa para quem está na GO-040 e precisa pegar a avenida Rio Verde ou o contrário, e para os que estão no Anel Viário e querem chegar mais rápido ao Jardim Helvécia ou à região do Jardim Dom Bosco.

Na cerimônia de entrega oficial do denominado trecho 01 do Eixo – que percorre os setores Goiânia Park Sul, Jardim Buriti Sereno, Bairro Cardoso e Jardim Helvécia –, o prefeito cravou: “Isso aqui não é obra, é um sonho que as pessoas sonharam”, enaltecendo o legado dos ex-prefeitos de Aparecida e frisou que a cidade “deu um pulo de evolução” a partir das gestões de Maguito Vilela (2009-2012 e 2013-2016). Ao lado da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Sulnara Santana, ele comentou que a entrega da mostra um esforço coletivo no poder público pela cidade.

Durante o evento, realizado nas imediações da nova ponte entre a rua Guajupiá e a avenida 1ª Radial, no Jardim Helvécia, o prefeito destacou que a ponte e avenida atendem reivindicações antigas de moradores e comerciantes.

O secretário municipal de Infraestrutura, Mário Vilela, lembrou que o novo suporte passa a ser alternativa, por exemplo, para moradores do setor Madre Germana evitarem o tráfego intenso da G0-040 e para os usuários chegarem mais facilmente até a sede do Fórum central de Aparecida, na região do Garavelo.

A etapa do Eixo Leste-Oeste 01 recebeu investimento de R$23 milhões, compreendendo 6,65 quilômetros de eixo com pista dupla, cerca de 93 mil metros quadrados de pavimentação, 6 mil metros de galerias pluviais, 25 mil metros de meio fio, 30 mil metros quadrados de calçadas, dois bueiros triplos e dois duplos, e a ponte bairro Cardoso-Jardim Helvécia, que tem pista dupla.

O vereador Ataídes Neguinho (MDB), um dos representantes da Câmara Municipal no acontecimento, pontuou: “Isso aqui é mobilidade urbana, é o sonho de todas as cidades, de todas as metrópoles”.

Quem também encarou a entrega da obra como uma realização para a comunidade foi o agente de sistemas José Cardoso da Silva, que mora no Jardim Helvécia há 16 anos. “É uma modernidade, é o rompimento de uma necessidade muito especial que nós tínhamos”, resumiu.

 

Trajeto

O Eixo tem no total 8,9 quilômetros de extensão. Através dessa nova avenida, condutores, ciclistas e pedestres poderão se deslocar mais rapidamente também entre bairros como Aeroporto Sul e Alto Paraíso, este último, um dos setores mais populosos de Aparecida.

O trajeto parte da GO-040, passando pelas avenidas Major Olegário, Crisólito, Missionários, seguindo pela 4ª Avenida, que corta as avenidas Nossa Senhora Aparecida e 1ª Avenida, chegando à avenida 28 de julho. Uma nova pista liga esse ponto à avenida Presidente Vargas, no setor Buriti Sereno, passando pela avenida Atlântica e entrando na avenida Graça Aranha, que corta a avenida Brasil, no Buriti Sereno. Por fim, chega à avenida Nilo Peçanha, passando então pela 1ª Radial em direção à rua Guajupiá, no Jardim Helvécia, chegando à Rio Verde.

Em todo o percurso inaugurado hoje há sinalização de trânsito, e nele foram implantados bueiros para melhorar a escoamento dos córregos. Segundo Mário Vilela, a previsão é que a etapa complementar no Jardim Maranata, Aeroporto Sul e Alto Paraíso seja inaugurada nos próximos meses.

“Esses próximos meses serão marcados também pela inauguração dos Eixos Leste-Oeste 02, 03 e 05. As obras estão a pleno vapor, aumentando nossa malha viária”, disse o auxiliar de Vilmarzinho. A parte inaugurada é um dos cinco novos Eixos estruturantes que estão sendo construídos com recursos de empréstimo de R$135 milhões aprovado no Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

 

(Informações, sob adaptações: Imprensa/Prefeitura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!