Pároco da Catedral de Uruaçu, Monsenhor José Francisco é nomeado quinto bispo diocesano de Ipameri

Papa Francisco, nomeou, na quarta-feira, 15 de maio, o pároco José Francisco Rodrigues do Rêgo como novo bispo da Diocese vacante de Ipameri, cidade do Sul de Goiás. Até então, ele atuava na Catedral de Uruaçu.

Administrador Diocesano da Diocese de Uruaçu, Padre Francisco Agamenilton Damascena fez o comunicado oficial da nomeação, em manhã de oração, no auditório Madre Bom Pastor, em Uruaçu.

 

Monsenhor José Francisco: assumirá a Diocese de Ipameri, cidade da região Sul goiana – Fotos (inclusive a da página principal): José Tomaz/Pascom/Paróquia Sant’Ana

 

Nas redes sociais, muitas felicitações registradas ao religioso. Titular da Diocese de Uruaçu até recentemente e, hoje bispo da Diocese de Teófilo Otoni-MG, d. Messias dos Reis, registrou: ‘Monsenhor José Francisco, bem-vindo ao Episcopado. Deus abençoe sua missão’.

‘Deus abençoe o novo sucessor dos Apóstolos com os necessários dons do Espírito Santo’, publicou d. Adair José Guimarães, atuando na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia e que dia 1º de junho assumirá a Diocese de Formosa.

 

Dados biográficos

Padre José Francisco nasceu dia 24 de dezembro de 1966, em Barras-PI. É filho do casal Maria Creuza do Rêgo/Agostinho Rodrigues do Rêgo. Cursou da 1ª até a 5ª Série do ensino fundamental em Barras e, continuou os estudos até a 8ª Série do ensino fundamental na capital federal Brasília-DF, em escolas públicas.

Ingressou no Seminário Menor São José da Diocese de Uruaçu, em 20 de janeiro de 1984, onde cursou todo o ensino médio no Colégio Nossa Senhora Aparecida (Uruaçu). Em janeiro de 1987, continuou seus estudos no Seminário São José, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), cursou Filosofia e tornou-se bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia João Paulo II. Em fevereiro de 1989, iniciou o curso de Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, da Arquidiocese de Brasília e concluiu em dezembro de 1992.

No dia 13 de dezembro de 1992, foi ordenado presbítero na cidade de Uruaçu, por d. José Silva Chaves.

Após isso, atuou em diferentes localidades goianas: foi nomeado pároco para a Paróquia Nossa Senhora da Abadia (Barro Alto), em 7 de março de 1993, data em que também foi criada aquela representação. Em janeiro de 1998, foi nomeado reitor do Seminário Menor São José, da Diocese em Uruaçu e, durante o mesmo período foi vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Estrela do Norte.

Em 24 de janeiro de 1999, foi nomeado para assumir a Paróquia Santa Teresinha, em Santa Terezinha de Goiás, onde durante três anos exerceu o seu ministério presbiteral. Dia 10 de março de 2002, foi nomeado para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, data em que também a mesma foi criada. Permaneceu como pároco desta comunidade até 27 de abril de 2008. Dia 8 de maio de 2008, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Minaçu). Em 27 de janeiro de 2018, foi nomeado para a Paróquia Sant’Ana, cura da Catedral de Uruaçu e vigário geral.

Exerceu, ainda, as seguintes incumbências na Diocese de Uruaçu: foi diretor espiritual do ECC 2ª e 3ª etapas; reitor do Seminário Menor São José; foi presidente da Associação de Presbíteros São João Maria Vianney; membro do Conselho de Presbíteros; integrante do Colégio de Consultores; Coordenador da Pastoral Presbiteral; vigário forâneo; e, diretor espiritual no Seminário.

Teve, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Teologia, em 2007, pela Universidade Católica de Goiás, hoje Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); e, em 2010, teve reconhecido o curso de Filosofia, pela Faculdade Católica de Anápolis-GO.

Editor-chefe do JORNAL CIDADE, Jota Marcelo estudou no CNSA, na mesma sala, com o novo bispo, período igual em que estudou com Doutor Padre Crésio Rodrigues, titular da uruaçuense Paróquia São José Operário.

Monsenhor José Francisco comenta a nova missão para a Diocese de Ipameri. Assista vídeo aqui. Em outro vídeo, ele pede oração de todos pelo novo ministério que assumirá. Assista, também, aqui.

 

Monsenhor José Francisco (dir.), com Doutor Padre Crésio Rodrigues, em manhã de oração deste 15 de maio, ocasião do anúncio oficial da novidade

 

(Informações, sob adaptações e acréscimo de dados: Diocese de Uruaçu. Com atualizações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!