Novo decreto permite reabertura de zoológico, retorno dos eventos e das caravanas na 44

Liberações, que valerão a partir do próximo dia 14 de outubro. Todas as iniciativas do plano de flexibilização refletem investimentos na área da saúde, como número de leitos de UTIs e enfermarias, testagem ampliada e são respaldadas por notas técnicas da saúde para retorno das atividades econômicas com segurança.

 

A reabertura do zoológico de Goiânia está prevista para 14 de outubro – Foto (Arquivo): Márcia Cristina/JORNAL CIDADE

 

O decreto 1.808 da Prefeitura de Goiânia, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) em 9 de outubro, informa que, a partir do dia 14 próximo estarão liberados o retorno de 60% das caravanas com excursões de grupos de compras na região da rua 44, o funcionamento do zoológico, os eventos de negócios, como Feiras, Congressos e Seminários acadêmicos, e o retorno do horário normal de funcionamento dos estabelecimentos.

Todas as iniciativas do plano de flexibilização refletem os investimentos na área da saúde, como número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias, testagem ampliada e são respaldadas por notas técnicas da saúde para retorno das atividades econômicas com segurança.

A reabertura do zoológico está prevista para a próxima semana (14/10). A visitação das pessoas seguirá protocolos rígidos sanitários e de controle do público, além disso, funcionários do espaço receberam treinamento e a estrutura do local passou por reformas e adequações.

Outra iniciativa é a liberação de 60% das caravanas de compras na região da 44. O controle ficará por conta da Associação Empresarial da Região da 44 (AER-44), que já adota série de protocolos próprios, incluindo barreiras sanitárias nas vias do local.

A capital goiana conhecida pela referência em turismo de negócios passa a ter a volta de Feiras e afins, que ficam liberados desde que adotem as medidas de combate ao novo coronavírus.

Além das flexibilizações adotadas, é certa a volta do horário comercial adotado pelos estabelecimentos antes das ações de prevenção perante a Covid-19. Isso significa que já não há a obrigatoriedade do escalonamento de horários para o comércio em Goiânia.

 

Regras

Tanto o zoológico quanto os eventos de negócios e as caravanas na 44 terão regras estabelecidas em portaria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para funcionamento e liberação, que deverá ser divulgada em breve. Já o retorno de horário normal dos estabelecimentos comerciais terá normas para funcionamento divulgadas em portaria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Recentemente, a Prefeitura autorizou o retorno do horário de funcionamento dos shoppings, das 10h às 22h, com o fim das restrições de vagas de estacionamento.

 

(Informações: Diretoria de Jornalismo da Secom/Prefeitura de Goiânia – Luciano Joka e Maysa Manoela)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!