‘Não tem nada parecido com a estrutura que estamos transformando em realidade aqui’, diz Caiado, ao inaugurar novas Alas do HCN, em Uruaçu

Já em funcionamento, leitos intensivos são destinados ao atendimento de recém-nascidos. Novo complexo possui, ainda, 30 leitos e um Centro Obstétrico, com salas para partos normal e de condução cirúrgica. Nova estrutura atende demanda de cerca de 50 Municípios da região.

“Será o maior Centro de Referência de medicina no Centro-Norte”, diz Ronaldo Caiado ao inaugurar Ala voltada para maternidade e cuidados com recém-nascidos no Hospital de Uruaçu – Fotos, inclusive a da página principal: André Saddi/Governo de Goiás

 

“É difícil em algum lugar de Goiás, mesmo em hospital privado, ter o padrão de qualidade que o governador entrega hoje”, disse Sandro Rodrigues (2º – esq.), secretário estadual da Saúde, sob observação de Caiado

 

Entre novembro e 9 de maio, HCN prestou 4,5 mil atendimentos em Pronto-socorro e 7,2 mil consultas. Índice de satisfação dos pacientes é de 97%

 

Atualmente, o HCN tem 247 leitos ativos e a expectativa é ampliar para 307. A próxima etapa, prevista para julho, contará com a instalação de uma Ala para tratamento de câncer

 

“Vamos criar aquilo que não existe fora de Goiânia-Anápolis”, adiantou o governador, sobre o Centro Oncológico, para um auditório lotado. Uma revolução a mais na medicina do interior goiano, a partir de Uruaçu

 

Governo de Goiás empreendeu várias ações no 9 de maio em Uruaçu, com Ronaldo Caiado e equipe coordenando/auxiliando nos trabalhos

 

Secretário Sandro Rodrigues (de barba), com os anfitriões Machadinho (esq.), doutor Rodrigo Fernandes e Ozires Ribeiro Silva – Foto: Rede social

 

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, ganhou dez Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatal, cinco Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (Ucins), uma Maternidade com 30 leitos e um Centro Obstétrico para partos normal e de condução cirúrgica. As estruturas, que já estão em funcionamento, foram oficialmente inauguradas na segunda 9 de maio, pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), acompanhado por autoridades e personalidades de todas as instâncias.

“Será o maior Centro de Referência de medicina no Centro-Norte do Estado. Não tem nada parecido com a estrutura que estamos transformando em realidade aqui”, assegurou o governador. A unidade de Saúde dispõe de tecnologia e atendimento especializado para moradoras da região e seus respectivos bebês. “A mãe que tiver uma gravidez de risco não precisa mais se deslocar para Goiânia”, completou Caiado.

A ampliação da unidade surge como uma forma de garantir a saúde das gestantes da região Centro-Norte goiano, que têm no HCN um perfil assistencial de atendimento a casos de alta complexidade. Os novos setores do hospital funcionam em forma de circuito. Neles, as mulheres ganham assistência durante a gestação, no parto e após o nascimento do filho. Trata-se de mais um passo no processo de regionalização da Saúde Pública promovida pela gestão Caiado.

 

Multiprofissionais

As pacientes e os bebês são assistidos por equipe multiprofissional, composta por pediatras, ginecologistas, neonatologistas, cirurgiões pediátricos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Mais: com possibilidade de realização de exames, tudo via Sistema Único de Saúde (SUS). “É difícil em algum lugar de Goiás, mesmo em hospital privado, ter o padrão de qualidade que o governador entrega hoje”, sublinhou o secretário da Saúde, Sandro Rodrigues.

Diretor-geral do HCN, João Batista da Cunha apresentou balanço sobre a unidade, que foi inaugurada em março do ano passado para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, e iniciou os atendimentos gerais no final de novembro. Neste último período, foram 4,5 mil atendimentos em pronto-socorro e 7,2 mil consultas. “Em cinco meses, temos várias histórias de êxito de tratamento”, celebrou. O índice de satisfação dos pacientes é de 97%.

Atualmente, o HCN tem 247 leitos ativos e a expectativa é ampliar para 307. A próxima etapa, prevista para julho, contará com a instalação de uma Ala para tratamento de câncer. “O serviço de oncologia terá 36 leitos e 24 postos de atendimento à quimioterapia”, confirmou João Batista. “Vamos criar aquilo que não existe fora de Goiânia-Anápolis”, relatou o governador sobre o Centro Oncológico.

 

Deputados opinam

O deputado estadual Henrique Arantes (MDB) afirmou que os recentes avanços na Saúde Pública em Goiás são consequência de uma boa gestão estadual. “O poder público só funciona com parceria. Se o governador tem condição de fazer isso, hoje, é porque tem parceria com o parlamento, bom trânsito no Executivo nacional, nos Ministérios, e conseguiu destravar o Estado”, disse. “Isso era um sonho de quase 50 Municípios”, celebrou o deputado federal Delegado Waldir (UB) sobre o funcionamento do hospital em Uruaçu.

Estiveram presentes também na solenidade os prefeitos Elieudes Moraes (São Luiz do Norte), Edmar da Cacilda (Estrela do Norte), doutor Douglas (Campinaçu), Cleomar Contador (Campinorte), Elivan Carreiro (Uirapuru), Jacira Paiva (Montividiu do Norte), Luiz Martins de Oliveira (Luizinho) (Mutunópolis), Tiago Andrade (Pilar de Goiás), José Ribeiro de Araújo (Nova Iguaçu de Goiás).

Também compareceram, o secretário municipal de Saúde de Uruaçu, Josimar Nogueira; e, os diretores do HCN, doutores Virgilio Cardoso Moreno e Éder Lúcio de Souza. Mais, o coordenador regional de Educação de Uruaçu, Professor Ricardo Pacanaro.

Da mesma forma, comandantes da Segurança Pública e afins – Franz Augusto Marlus Rasmussen Rodrigues (Coronel Franz Rasmussen) (18º Comando Regional da Polícia Militar [CRPM]/Uruaçu); Alexandre Grevy Magacho Barcellos (Major Barcellos) (14º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás [14º BPM/Uruaçu]); Ary Bernardo Dutra dos Santos (Major Dutra) (11ª Companhia Independente Bombeiro Militar [11ª CIBM/Uruaçu]); Marcos Antônio Lira (Capitão Lira) (Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás/Uruaçu); Natalício Cardoso da Silva (doutor Natalício Cardoso) (18ª Delegacia Regional de Polícia/Uruaçu); Márcio Moreira dos Reis (diretor da Unidade Prisional Regional de Uruaçu); e, Marcelo de Castro Coelho Morais (doutor Marcelo Morais), perito criminal titular da 7ª Coordenação Regional de Polícia Técnico-Científica (7ª CRPTC-Uruaçu).

 

Várias atividades em um só dia

Nomes da política (e afins) uruaçuense também participaram, inclusive de outras atividades do Governo de Goiás, que, ao longo do 9 de maio, empreendeu diversas de ações na cidade nortense, a maioria, englobando benefícios assistências, com a estrutura funcionando na sede do Sindicato Rural de Uruaçu.

Ao mesmo tempo, a área educacional foi contemplada, nos âmbitos de Uruaçu e de cidades que integram a Coordenação.

Através da Saneago, a gestão estadual acaba de realizar novos investimentos em Uruaçu, também com inauguração acontecendo na mesma data.

Entre eles, vereadores; Ozires Ribeiro Silva, presidente local do UB; presidentes de outros partidos; Machadinho, suplente de deputado estadual; doutor Rodrigo Fernandes, advogado e pré-candidato a deputado estadual; e, lideranças em geral (sindicais e classistas).

 

(Informações, sob adaptações e acréscimo de dados: Secom – Governo de Goiás)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!