Governador Ronaldo Caiado participa da posse de dez desembargadores do Tribunal de Justiça

Durante evento, governador exaltou a relação harmônica entre Executivo, Judiciário e Legislativo, que traz benefícios à população e, deu boas-vindas aos empossados: “É motivo de orgulho a trajetória desses homens e mulheres”.

Dez novos desembargadores empossados em 15 de julho de 2022 – Fotos: Centro de Comunicação Social do TJGO

 

Dezenas de autoridades e personalidades se fizeram presentes

 

Presidente do TJGO, Carlos Alberto França, durante a cerimônia

 

Caiado disse: “É motivo de orgulho a trajetória desses homens e mulheres que, com honestidade, ética e transparência, ocupam cargo no egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Goiás”

 

Rafael Lara, presidente da OAB Goiás: chegada dos desembargadores, sendo nove em vagas recém-criadas e uma proveniente do quinto constitucional do MP, representa novo capítulo para o Judiciário goiano. “Vossas excelências se juntam a um Tribunal que vem promovendo trabalho de real cooperação e profícua integração com a advocacia”

 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), participou, na sexta 15 de julho, da solenidade de posse dos dez novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). “Vocês quebraram a tese de que a Justiça tarda, mas não falha. Estão fazendo com que decisões sejam céleres e justas e, que a população tenha mais reconhecimento por esse trabalho”, salientou o governador aos membros do Poder Judiciário.

A solenidade foi presidida pelo chefe do TJ-GO, desembargador Carlos Alberto França, que classificou a data como uma “mudança de patamar”. “De 42 desembargadores, passamos para 52. Um avanço muito grande, que só foi possível graças ao apoio dos colegas do TJ e em decorrência da harmonia [com os demais Poderes], com apreciação rápida da Casa de Leis e sanção do nosso governador”, reconheceu. Essa união de forças, concluiu, “visa atender melhor a sociedade, com prestação jurisdicional célere e de qualidade”.

Caiado mencionou o sadio histórico construído entre o Executivo, Judiciário e Legislativo nos últimos três anos e meio. E que, graças a essa relação, o Estado conseguiu reequilibrar as contas, quitar dívidas, criar ações efetivas de combate à pandemia e promover o desenvolvimento nas mais diversas áreas. “Foram vários avanços que conseguimos, de forma parceira, para chegarmos à condição em que chegamos”, sublinhou, em referência ao atual cenário de Goiás.

 

Os empossados

Os empossados são Sebastião Luiz Fleury, Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, Reinaldo Alves Ferreira, Sérgio Mendonça de Araújo, Ana Cristina Ribeiro Peternella França, Fabiano Abel de Aragão Fernandes, Lília Mônica de Castro Borges Escher, Camila Nina Erbetta Nascimento, Roberto Horácio de Rezende e Jeronymo Pedro Villas Boas. A eles, Caiado disse: “É motivo de orgulho a trajetória desses homens e mulheres que, com honestidade, ética e transparência, ocupam cargo no egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Goiás”.

Em nome dos empossados, o desembargador Sebastião Luiz Fleury falou da consciência de estarem assumindo as “mais relevantes funções atribuídas a um magistrado”. E que tal feito requer o comprometimento de “continuar trabalhando com afinco e responsabilidade em prol da defesa das instituições democráticas, zelando pelo prestígio e autoridade das leis e da Justiça”. Já a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, que saudou o grupo em nome da Corte, lembrou que eles “tomam assento para regozijo dos que batem à porta da Justiça em busca de solução para suas demandas, dentro de um tempo razoável”.

Procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi também mencionou o aumento da demanda processual, e que a posse ocorre no momento em que a celeridade tem sido ainda mais necessária. Apesar disso, disse reconhecer que os novos desembargadores “não veem o processo apenas pelo prisma da quantidade, mas enxergam o ser humano carente de um posicionamento da Justiça”. Trata-se, comentou, de um momento singular.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, a chegada dos desembargadores, sendo nove em vagas recém-criadas e uma proveniente do quinto constitucional do MP, representa novo capítulo para o Judiciário goiano. “Não é exagero reconhecer que o TJ-GO vem se consolidando como uma das Cortes de referência do País. Vossas excelências se juntam a um Tribunal que vem promovendo trabalho de real cooperação e profícua integração com a advocacia”, disse aos empossados.

Participaram, também, entre outras autoridades e personalidades, do evento a ministra Laurita Vaz, representando o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), Thelma Cruz, primeira-dama, José Firmino, chefe do gabinete do prefeito, o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso e, Viviane Cristina de Oliveira Louza, secretária executiva da Procuradoria Geral do Município; defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo da Silva Júnior; presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Edson Ferrari; e, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 18ª Região (TRT-18ª Região), desembargador Daniel Viana Júnior.

Também, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Joaquim de Castro; presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Patrícia Carrijo; advogada Anna Vitória Caiado; presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Jales Guedes Coelho Mendonça; vereador goianiense Anselmo Pereira (MDB); comandante- geral do Corpo de Bombeiros Militar, Washington Luiz Vaz Júnior; Marden Júnior (Patriota), prefeito de Trindade; Fernando Peloso (PSD), prefeito de Senador Canedo; desembargadores; e, outras autoridades.

 

Leia também: Dez novos desembargadores são empossados no TJGO

 

(Informações, sob adaptações e acréscimo de dados: Secom Goiás)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!