‘Festival de Circo do GTLO’, um evento cultural histórico

Com espetáculos, ensinamentos, aprendizagens, ensaios, interatividade, alegria, cortejo contendo alegorias, Uruaçu sediou entre 30 de junho e 4 de julho de 2022, o ‘Festival de Circo do Grupo Teatral Limpando o Olho’, realizado na sede do Ponto de Cultura da entidade comandada por Antônio Eckert.

Totalmente de cunho cultural, o Festival de Circo do GTLO simboliza realidade cultural de qualidade – Fotos, inclusive a da home: GTLO/Divulgação

 

Cerimonial cultural geral: Joizimar Titoneli

 

Idealização e realização do Grupo Teatral Limpando o Olho reforça a importância da entidade e as suas atividades

 

Programação mesclada, com vários atrativos

 

Em cada atividade, apresentação, a certeza de cultura na veia. Cultura de primeira!

 

Das Oficinas aos espetáculos: participação popular e interatividade

 

100% dos participantes nada pagaram para apreciar tudo, tudo, tudo

 

Realização do Festival: contemplada por emenda parlamentar (de número 19600003, referente ao ano 2019), através do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) – Mais fotos, abaixo

 

Uma das mais tradicionais representações da área circense, teatral, cultural em todo o Centro-Oeste do Brasil, o GTLO, domiciliado na cidade de Uruaçu, promoveu o evento após ser contemplada por emenda parlamentar (de número 19600003, referente ao ano 2019), através do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO).

Frisando que o Festival de Circo resultou em sucesso, a entidade, comandada por Antônio Eckert, destaca, via balanço do acontecimento: ‘Com um público muito satisfatório e presente, a participação das crianças nas Oficinas e nos espetáculos sempre muito marcante e participativa fez valer a pena todo os esforços e trabalhos que tivemos…’.

Isso – está no conteúdo –, ‘conforme planejamos, pensamos e sonhamos. Realizar esse Festival foi muito mais que um sonho, foi uma conquista, um projeto de vida que o Grupo Teatral Limpando o Olho planejou e conseguiu realizar.’.

 

Relevância

A importância, a qualidade, a enormidade da existência e das atividades do GTLO são sem fim, merecendo aplausos efusivos e mais apoios, mais recursos legais!

Se uma parte ainda finge não enxergar toda essa relevância, o GTLO prossegue atuando (mesmo com as várias adversidades cotidianas) e limpando os olhos dessa uma parte.

 

Relatório

Em Comunicado, o Grupo Teatral Limpando o Olho resumiu seu leque de atuação cultural.

Realizamos nosso primeiro FESTIVAL DE CIRCO com o intuito de promover e fomentar a cultura brasileira através de Oficinas e espetáculos circenses gratuitos para a população da cidade de Uruaçu-GO..

Promovemos as artes cênicas no Estado de Goiás e no Brasil, garantimos a diversidade cultural para a população de cada cidade em que realizamos as Oficinas, geramos trabalho e renda para profissionais ligados à área do teatro, da dança e do circo no Estado de Goiás e no Brasil.

 

Da direção do GTLO, informando sobre a abrangência do evento:

O FESTIVAL aconteceu em localidades públicas diferentes, sendo no Instituto Federal de Goiás, onde aconteceram as Oficinas […]. …Nos dias 1º, 2, 3 e 4 de julho de 2022, no Ponto de Cultura do Grupo Teatral Limpando o Olho, na Rua 113, snº, Vila Primavera II, na cidade de Uruaçu Goiás.

No FESTIVAL DE CIRCO GTLO, tivemos muitas programações: No dia 30 de junho, às 15h, fizemos um CORTEJO pelas ruas da cidade, saindo do Memorial Pássaro Grande e indo até o Museu Dom Prada. Tivemos oficinas todas as manhãs, no espaço do Circo, onde todos os participantes puderam participar. Tivemos uma Roda de Conversa sobre os rumos do Circo Popular e dos Pontos de Cultura. Todas as tardes, tivemos 2 espetáculos, 1 no Circo, outro numa praça da cidade e à noite, 1 espetáculo no Circo.

Contamos com a presença de outras Companhias durante o nosso FESTIVAL DE CIRCO GTLO. Entre os convidados, estiveram presentes: o Circo Laheto, de Goiânia-GO., Lonáticos Cia Circense, de Taquaruçu-TO. e, o Circo da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França de Goiânia-GO.; também, os alunos do Instituto Federal de Goiás e os alunos da Universidade Estadual de Goiás fizeram uma belíssima apresentação no dia 02/07/22, durante os espetáculos da programação do FESTIVAL DE CIRCO GTLO.

 

Salientando sobre o recurso que viabilizou a realização, a entidade comunica:

O FESTIVAL DE CIRCO GTLO só foi possível acontecer em nossa cidade através da Emenda Parlamentar Nº 19600003, de 2019, indicada pelo Deputado Federal Rubens Otoni, do PT de Goiás, ao qual o Grupo Teatral Limpando o Olho agradece a confiança, o respeito e o compromisso que o Nobre Deputado tem com a Arte e a Cultura e, principalmente com os fazedores de Arte e Cultura Popular.

Nosso FESTIVAL foi um sucesso, com um público muito satisfatório e presente, a participação das crianças nas Oficinas e nos espetáculos sempre muito marcante e participativa fez valer a pena todo os esforços e trabalhos que tivemos para realizar o FESTIVAL conforme planejamos, pensamos e sonhamos. Realizar esse FESTIVAL foi muito mais que um sonho, foi uma conquista, um projeto de vida que o Grupo Teatral Limpando o Olho planejou e conseguiu realizar.

 

Registrando gratidão, a entidade manifesta:

Agradecemos imensamente ao nosso público, tão fiel e carinhoso, aos nossos colaboradores, a Funarte – Fundação nacional de Arte, a Secretaria Especial da Cultura, o Ministério do Turismo e ao Governo Federal! Também, nosso principal agradecimento: os Artistas que pisaram no picadeiro do Circo do Limpando o Olho no FESTIVAL DE CIRCO GTLO! Esperamos poder realizar outros FESTIVAIS DE CIRCO em nossa cidade, em breve.

 

Em mais fotos do cortejo cultural, na abertura, muita animação e graça. Espetáculo Circo Magia e Estrepolia, do Circo Laheto, de Goiânia

 

 

 

 

“Espetáculo de abertura, com o grande amigo, parceiro e diretor Maneco Maracá, do Circo Laheto”, comenta Antônio Eckert, diretor do Grupo Teatral Limpando o Olho

 

 

 

 

 

Se uma parte ainda finge não enxergar toda essa relevância, o GTLO prossegue atuando e limpando os olhos dessa uma parte

 

Militância cultural prestigiada por Francisco Carlos de Carvalho (Chiquinho [sem partido]) (esq.), presidente da Câmara Municipal de Uruaçu

 

Cultura pura, em dias e noites de muitas atividades e interação na nortense Uruaçu

 

(Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!