Fazenda Baru sedia ‘II Dia de Campo Mirim’

Em meio a diferentes atividades, novamente estudantes uruaçuenses tiveram a oportunidade de vivenciar como é o dia a dia de pessoas trabalhadoras da zona rural.

Conectando o agronegócio com o futuro é uma das metas da ação social Dia de Campo Mirim – Fotos, inclusive da home: Divulgação/Organização do evento

 

Estudantes de Uruaçu ganham experiências, englobando a rotina de trabalho em propriedade rural

 

Hoje-amanhã: transformar os estudantes em profissionais de diversas áreas

 

Educação, tecnologia, agronegócio, futuro: cidadania e oportunidades

 

Antônio José de Araújo (fotos acima [esq.] e abaixo), produtor rural proprietário da fazenda Baru, idealizou o Dia de Campo Mirim em parceria com diferentes frentes

Fazenda Baru sediou o evento, com a recepção cordial de Antônio José, familiares e colaboradores

 

Na manhã de 29 de maio, a fazenda Baru, localizada no Município de Uruaçu, sediou o II Dia de Campo Mirim.

Houve participação de mais de 100 crianças da rede pública municipal de educação da localidade do Norte de Goiás, com idades entre dez e 12 anos, com as mesmas participando gratuitamente de atividades da lida do dia a dia do homem do campo.

Da parte de profissionais capacitados, o alunado recebeu informações básicas sobre o meio ambiente, a reserva legal, como os produtores utilizam, cuidam e descartam embalagens utilizadas, com 96% delas sendo recicladas. E mais: aprenderam sobre novas tecnologias camponesas e máquinas modernas. Oportunidade também para testemunharem a demonstração de uso (voo), na prática, de um drone agrícola.

Numa época – no mundo –, de muitas famílias destruídas em parte ou na sua totalidade devido crianças e adolescentes constantemente estarem de posse do celular (e afins) erroneamente, esse grupo poder ficar frente a frente com ferramentas eletrônicas para uso da tecnologia no campo é conquista ímpar.

 

Horizonte

Antônio José de Araújo, produtor rural proprietário do imóvel rural e idealizador do Dia de Campo, informou ao JORNAL CIDADE que o objetivo maior foi “abrir horizonte de oportunidades para essas crianças no futuro e despertar nelas sonhos de várias profissões: engenharia, advocacia, mecânica, tecnologia, meio ambiente, vendedores, empresários, fazendeiros e muito mais!”.

O projeto foi idealizado em parceria com a recente gestão presidencial de Cristiano Ribeiro de Sousa na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uruaçu (Aciau), e com Fainy Rodrigues Oliveira, administrador de compras de entidade associativa rural estabelecida no reduto nortense. “É um profissional de primeira linhagem. Filho de produtor e sempre trabalhou no segmento. Trata-se de pessoa de primeira linha!”, atesta Antônio José.

Dedicado para com a causa ao extremo, Antônio José participou integralmente de todas as atividades, em vasta interação com os estudantes, que se fizeram acompanhados de professores e outros colaboradores educacionais. A ideia não visa ganhos administrativos, financeiros, pessoais ou políticos e não oferece nenhuma comercialização ou prestação de serviço. Ou seja: espontânea ação social.

Sem abandonar as atividades convencionais das salas de aula, e aprendizagens além salas: essa dinâmica é essencial a alunos de todos os níveis de ensino. Ponto para o empreendedor e os aliados, aos alunos, aos educadores (na municipalidade, sob responsabilidade da secretária de Educação Eunice Aparecida de Faria [Professora Eunice]).

Diferentes representações apoiam institucionalmente o evento (sem vantagem financeira alguma para as partes envolvidas), organizado pela segunda vez sob responsabilidade máxima e dentro de normalidade total.

 

(Reportagem: Jota Marcelo e Márcia Cristina/JORNAL CIDADE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!