Escola de pós-graduação médica será inaugurada em julho e oferece atendimento gratuito

Presente em 11 capitais brasileiras e com atendimento gratuito à população, estrutura já atua na região desde o mês de fevereiro.

Iniciativa atua na região desde fevereiro – Fotos, inclusive a da home: Divulgação

 

“Temos oito turmas, cinco especialidades e todas com uma entrada mensal para atendimento social”

 

Goiânia sediará oficialmente, a partir do dia 5 de julho, mais uma unidade do Instituto de Pesquisa e Ensino Médico (IPEMED), já presente em 11 capitais brasileiras e com atendimento gratuito à população. A inauguração acontece a partir das 19h, na avenida T-2, no setor Bueno. A unidade já atua na região desde fevereiro deste ano e atende gratuitamente cerca de 320 pacientes por mês. No ano 2021, o atendimento era feito in loco na rede conveniada.

“Hoje, além de pacientes particulares, fazemos o atendimento gratuito à população por meio de cinco especialidades médicas: dermatologia, nutrologia, psiquiatria, endocrinologia e gastroenterologia”, informa o diretor local, Ângelo Basile.

Segundo ele, todas as unidades presentes nas capitais contam com ambulatórios próprios e estrutura moderna para, além de abrigar as aulas práticas, permitir a realização de tais atendimentos médicos gratuitos que são feitos pelos alunos. “Temos oito turmas, cinco especialidades e todas com uma entrada mensal para atendimento social”, informa.

De acordo com dados do estudo da Demografia Médica no Brasil de 2020, feita pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP), que aponta sobre a população de médicos e seu exercício profissional, há 11.743 médicos distribuídos nos Municípios do interior e grandes regiões do Centro-Oeste, sendo 5.448 em Goiás.

Ângelo acredita que 40% dos médicos são generalistas e que essa condição tem como consequência a escassez quanto a oferta de certas especialidades médicas em muitas partes do Brasil.

 

Mudança de quadro

O Instituto é considerado uma das maiores referências de cursos de pós-graduação voltados para área da medicina no Brasil e com o propósito de mudar esse quadro, conta com um time de mais de 500 médicos professores, preceptores e coordenadores, formando ao longo dos anos mais de 13.500 médicos e oferecendo quase 430 mil atendimentos em seus laboratórios desde 2005.

Em sua grade, com foco em Educação Continuada, oferece dezenas de opções de cursos com certificação lato sensu, além de formatos de curta duração, aperfeiçoamento e fellowships. Conta ainda como um de seus diferenciais os chamados cursos Padrão Ouro, com uma formação equiparável à residência médica.

Foi a primeira instituição de ensino a receber a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade governamental e sem fins lucrativos e, que dá destaque às entidades e instituições que oferecem qualidade de serviços voltados para a saúde, com foco no paciente.

 

(Informações, sob adaptações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!