Ecovias do Araguaia patrocina projeto teatral sobre educação no trânsito para crianças em novembro

Com programação aberta ao público, entrada franca e em diferentes horários, projeto cultural visita as cidades de Uruaçu e Aliança do Tocantins com 38 apresentações entre os dias 7 e 18 de novembro.

Uruaçu e Aliança do Tocantins: entrada gratuita, com sessões às 8h, 10h, 14h e 16h – Fotos: Comunicação

Primeira parada da iniciativa cultural foi agendada para Uruaçu, onde as atividades estão em andamento (7 a 11 de novembro), na sede do Cepalur

Com uma programação que inclui apresentações teatrais e atividades de vivência no trânsito, o projeto Cine Teatro Solar – Viajando de Bem com a Via, patrocinado pela Ecovias do Araguaia, concessionária das rodovias BRs-153, 414 e 080, entre Anápolis-GO e Aliança do Tocantins-TO, chega aos Estados de Goiás e do Tocantins no mês de novembro. A iniciativa é focada em conscientizar o público infantil sobre cuidados para segurança nas estradas, de forma lúdica e divertida.

Nesta edição, que começa dia 7 de novembro, o projeto terá 38 apresentações teatrais. Após os espetáculos, que ocorrem em estrutura especialmente adaptada e itinerante, serão realizadas atividades de vivência em uma minipista, onde as crianças poderão colocar em prática tudo o que aprenderam. A programação é aberta ao público e gratuita.

A primeira parada foi agendada para Uruaçu, Norte goiano, onde as atividades já estão em andamento (7 a 11 de novembro), na sede do Centro Popular de Abastecimento e Lazer (Cepalur). Depois, o atrativo parte para Aliança do Tocantins-TO, com apresentações de 14 a 18 de novembro.

A peça em cartaz – Uma viagem de outro mundo *** –, é da companhia Divalhaças. O texto conta a história de um carrinho antigo, velhinho que só ele, todo enferrujado e quebrado, esquecido numa garagem qualquer. Mas o mesmo não ficará escondido para sempre. Encontrado por duas amigas, o automóvel vai fazer parte de uma história cheia de aventuras e diversão.

“A arte tem um poder enorme de conscientizar as pessoas. Escolhemos um espetáculo leve, agradável, divertido, que encanta a criançada. Ao mesmo tempo, reforça conceitos fundamentais, que o público assimila e multiplica, levando o alerta para pais e mães”, diz o produtor Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura. Ele destaca que o projeto tem ainda o objetivo de levar a cultura até locais onde há pouca oferta de atrações desse tipo, contribuindo para a formação de novas plateias.

“As crianças entendem melhor a informação quando ela é passada de forma lúdica. Durante a peça elas aprendem como podem auxiliar os adultos no trânsito, a importância de se ter cuidado ao atravessar uma via e o perigo de brincar próximo à rodovia”, diz Silvana Gruppelli, coordenadora de Sustentabilidade da Ecovias do Araguaia.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Viajando de Bem Com a Via faz parte do Cine Teatro Solar com realização do Ministério do Turismo e da Magma Cultura.

 

Ecovias do Araguaia

Responsável pela administração e operação de uma das principais ligações entre o Meio-Norte e o Centro-Sul do País – as BR-153/TO/GO e BR-080/414/GO –, a Ecovias do Araguaia integra o grupo EcoRodovias, sob fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O trecho concedido atravessa 28 Municípios do Tocantins e de Goiás, com a seguinte distribuição:

-Rodovia BR-153/TO/GO, entre Aliança do Tocantins e Anápolis, com 624,1 quilômetros;

-Rodovia BR-080/GO, entre Uruaçu e Assunção de Goiás (BR-414), com 87 quilômetros;

-Rodovia BR-414/GO, entre Assunção de Goiás e Anápolis, com 139,6 quilômetros.

 

(Informações: Comunicação) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!