Detran Goiás é um dos destaques no ‘ranking’ do ‘Programa de Compliance Público de Goiás’

Ações implementadas pela autarquia garante classificação máxima em avaliação. “Este resultado prova que estamos trabalhando para implementar uma gestão comprometida com os quatro eixos do PCP, com ênfase na ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos”, evidencia Marcos Roberto Silva (doutor Marcos Roberto), presidente do Detran-GO.

 

Detran Goiás foi um dos destaques do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP). Governador Ronaldo Caiado (meio) entrega premiação – Foto: Detran/Divulgação

 

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás foi um dos destaques do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP). Dia 17 de dezembro, foi divulgado o ranking e a autarquia recebeu cinco estrelas (nota máxima), com 65% ou mais de implementação. Além do Detran-GO, outros cinco órgãos obtiveram o resultado no Estado.

“Este resultado prova que estamos trabalhando para implementar uma gestão comprometida com os quatro eixos do PCP, com ênfase na ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos”, destacou o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva (doutor Marcos Roberto).

O PCP foi lançado pelo governador Ronaldo Caiado (Democratas) em fevereiro de 2019, sob a coordenação da Controladoria-Geral do Estado (CGE). Na primeira fase, foi implementado em 21 órgãos da Administração pública, órgãos esses que movimentam cerca de 90 % dos recursos orçamentários do Estado.

Para avaliar o esforço desses 21 órgãos em disseminar entre suas estruturas e servidores as ações ligadas aos quatro eixos do programa – ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos, foi criado o ranking do Programa de Compliance Público. A avaliação da CGE determinou cinco faixas de pontuação, conforme o grau de implantação do PCP nos órgãos, seguindo 20 quesitos predeterminados. O resultado alcançado superou a meta inicial, que era uma nota média de 50% para o Estado, atingindo ao final de 2019 o índice de 62%.

 

Ranking do PCP

Todos os participantes tiveram classificação igual ou superior a três estrelas, o que é um índice considerado bastante satisfatório, em decorrência do curto prazo de implementação das ações propostas pela CGE para gestão dos riscos e combate à corrupção.

Cinco estrelas (65% ou mais de implementação):

-Detran-GO;

-Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento;

-Saneago;

-Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços;

-Secretaria de Estado da Administração;

-Controladoria-Geral do Estado.

 

Quatro estrelas (entre 50% e 64,9% de implementação):

-Corpo de Bombeiros Militar;

-Diretoria-Geral de Administração Penitenciária;

-Polícia Civil;

-Secretaria de Economia;

-Goiás Previdência;

-Procuradoria-Geral do Estado;

-Polícia Militar;

-Secretaria de Desenvolvimento Social;

-Secretaria de Educação;

-Secretaria de Saúde;

-Secretaria de Segurança Pública;

-Universidade Estadual de Goiás.

 

Três estrelas (entre 35% e 49,9% de implementação):

-Goinfra,

-Ipasgo,

-Secretaria do Meio Ambiente.

 

(Informações: Comunicação Setorial do Detran-GO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!