Detran-GO retoma banca examinadora após 14 anos

O Detran possui atualmente 230 examinadores no seu quadro de colaboradores. Número é suficiente para assumir as bancas examinadoras de prova de legislação de trânsito e de prática de direção veicular em todo Estado. Mesmo assim, a autarquia do Governo de Goiás prepara curso para qualificar mais 40 profissionais e novo módulo foi agendado para iniciar em setembro.

 

Servidores da autarquia voltam a examinar candidatos à Carteira Nacional de Habilitação em provas práticas de direção e de legislação de trânsito – Fotos: Comunicação Setorial do Detran-GO

 

Doutor Marcos Roberto Silva (2º à dir.), presidente do Detran e, colaboradores e outras personalidades, prestigiando expansão do amplo serviço prestado pela autarquia

 

Depois de 14 anos, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito voltam a assumir na integralidade de uma banca examinadora para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação em Goiás. As provas práticas de direção veicular ocorreram em Inhumas, cidade da Grande Goiânia, dia 27 de agosto e, dois dias depois as teóricas. Desde 2005, o trabalho vinha sendo realizado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), sob a coordenação do Detran-GO.

A banca prática em Inhumas contou com 108 candidatos à CNH para exames de quatro rodas e 46 para duas rodas. Para fazer a avaliação foram escalados 12 examinadores e dois coordenadores de banca. Esses examinadores passaram por atualização e treinamento recentemente e já atuavam como presidentes nas bancas realizadas pela UEG.

Inhumas foi o projeto-piloto da retomada das bancas examinadoras. A intenção é ir expandindo gradativamente até dezembro, quando todo o trabalho será feito somente pelo Detran-GO. No mês, também o contrato com a Universidade se encerra. Segundo o presidente doutor Marcos Roberto Silva, a expectativa é que a medida gere uma economia de 50% para a autarquia, que, em 2018, repassou aproximadamente R$14 milhões à instituição de ensino.

 

Cronograma

De acordo com o gerente de habilitação do Detran-GO, José Osvaldo Carneiro, para retomar a banca foi feito um cronograma de formação de profissionais. Também foi elaborado o roteiro de cidades que passarão a contar com avaliações exclusivamente feitas pela autarquia. Já em setembro, as bancas examinadoras dos Municípios de Aragarças, Piracanjuba, Cristalina, Barro Alto, Piranhas, Iporá, Mineiros, Ipameri e Anicuns funcionarão no novo modelo.

Para ser examinador, o servidor deve ter o curso específico, ser maior de 21 anos, possuir, no mínimo dois anos, de habilitação na categoria que pretende avaliar e, ter curso superior completo. Ele deve comprovar que não sofreu suspensão do direito de dirigir nos últimos dois anos e não cometeu nenhuma infração gravíssima nos últimos 12 meses. Ele ainda passa por avaliação psicológica e de antecedentes.

O Detran-GO possui atualmente 230 examinadores em seu quadro de servidores. O número é suficiente para assumir as bancas examinadoras de prova de legislação de trânsito e de prática de direção veicular em todo Estado. Mesmo assim, já prepara curso para qualificar mais 40 profissionais. O novo módulo terá início em setembro.

Para fazer o curso de examinador, os servidores passarão por processo seletivo que exige diploma de nível superior, comprovação de capacidade técnica, certidão de nada consta da auditoria do Detran-GO e avaliação psicológica. Durante o curso, são ministradas disciplinas como mecânica, legislação, psicologia e didática.

 

(Informações: Comunicação Setorial do Detran-GO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!