Covid-19 – Prefeitura de Goiânia aplica 2ª dose de reforço em pessoas com idade a partir de 30 anos

Vacinação acontece em 72 locais fixos somados às estratégias da Van da VacinAção. Conforme recomendação da Secretaria de Estado de Saúde, a imunização abrange as vacinas Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Podem se vacinar pessoas que receberam o primeiro reforço (3ª dose) há pelo menos quatro meses, além de vacinados com o segundo reforço da Janssen (3ª dose) enquadrados nesta faixa etária – Foto, inclusive a da home: Jota Marcelo/JORNAL CIDADE

 

Rogério Cruz, sobre os profissionais da Saúde: “São guerreiros e merecem a nossa saudação por tudo que fizeram por nós nesse período da pandemia. Muito obrigado!” – Foto: Divulgação/SMS

 

Centro Municipal de Vacinação, setor Pedro Ludovico (Goiânia), na tarde de 26 de julho: entre as centenas de pessoas que vacinaram no primeiro dia da aplicação da dose quatro, os editores do JORNAL CIDADE, Jota Marcelo e Márcia Cristina – Fotos: Márcia Cristina e Jota Marcelo

 

 

A Prefeitura de Goiânia iniciou a aplicação do segundo reforço (4ª dose) contra a Covid-19 em pessoas com idade a partir de 30 anos, nesta terça 26 de julho. A estratégia segue recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) e abrange os imunizantes da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

São 72 locais disponíveis para o atendimento, além das Vans da VacinAção estacionadas diariamente em locais estratégicos da capital.

Podem se vacinar pessoas desta faixa etária que receberam o primeiro reforço (3ª dose) há pelo menos quatro meses, além de vacinados com o segundo reforço da Janssen (3ª dose) enquadrados nesta faixa etária.

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) destaca que a ampliação do reforço da vacinação é mais um passo na luta contra a Covid-19. “Com muita responsabilidade e a população cada vez mais imunizada, a rotina vai voltando ao normal. Por isso, é sempre uma alegria anunciar mais essa etapa da vacinação”, pontua.

Cruz também salienta o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Saúde em prol da população. “Vocês são guerreiros e merecem a nossa saudação por tudo que fizeram por nós nesse período da pandemia. Muito obrigado!”.

“As doses de reforço são essenciais para potencializar o efeito da vacina no organismo, e responsáveis por reduzir o risco de agravamento em caso de Covid-19”, afirma o secretário municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso.

O titular da Pasta reforça a comprovação da eficácia dos imunizantes disponíveis e, convoca a população goianiense a completar o esquema vacinal. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital tem 224.439 moradores com idade entre 30 e 39 anos.

No entanto, nem todos estão aptos a receber a quarta dose em função de atrasos do esquema vacinal da população. Durval Pedroso frisa que os números levam “em consideração que 519.618 pessoas em Goiânia ainda estão com o primeiro reforço em atraso”.

 

Vacinação de crianças de três a quatro anos

Dia 21/ de julho, Goiânia iniciou a vacinação contra a Covid-19 nas crianças de três a quatro anos, após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No grupo, é aplicada a primeira dose da vacina CoronaVac.

Pelo menos 38.665 crianças na capital estão aptas a se vacinar.

 

Vacinação por idade

A vacinação contra a Covid-19 prossegue para as demais idades. Pessoas a partir de 12 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses podem receber o reforço.

Continua, também, a aplicação da segunda dose, considerando o fabricante e intervalo a partir da primeira aplicação.

 

Vacinados com a primeira dose da vacina da Janssen

Podem se vacinar pessoas enquadradas nas seguintes situações:

-Quem tem de 18 a 29 anos deve tomar duas doses de reforço (total = três doses).

-Quem tem 30 anos ou mais deve tomar três doses de reforço (total = quatro doses).

-O intervalo entre as doses é de dois meses entre a dose inicial e o primeiro reforço, e quatro meses entre os reforços seguintes.

 

(Informações, sob adaptações: SMS – Prefeitura de Goiânia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!