Corujão da Saúde será lançado sexta 31 de janeiro

Agendado para ser lançado na sexta-feira 31 de janeiro, 19h, o Corujão da Saúde terá ações para redução de demandas da Saúde Pública. Para conseguir uma consulta por meio do projeto, o usuário basta ir ao Posto de Saúde dele e, fazer o agendamento, que terá praticidade no PSF mais próximo do seu domicílio. Reportagem destaca também outras iniciativas da Administração 2017-2020 de Uruaçu, comandada pelo prefeito Valmir Pedro (PSDB).

 

Valmir Pedro: “O Corujão da Saúde será uma inovação para beneficiar mais usuários, democratizando ainda mais o atendimento na área da saúde pública de Uruaçu” – Foto: Márcia Cristina/JORNAL CIDADE

 

 

 

Todos os PSFs ganhando reformas, além de outras estruturas materiais e, investimentos em profissionais – Fotos/Imagem: ASCOM/Prefeitura

 

Ambulância nova para buscar os pacientes em casa. Mais um benefício do Centro de Reabilitação Dr. Fernando Durães – Mais fotos, abaixo

 

A novidade da Prefeitura de Uruaçu visa ampliar atendimento na Saúde Pública e, Valmir Pedro destaca que o programa “será uma inovação para beneficiar mais usuários, democratizando ainda mais o atendimento na área da saúde pública de Uruaçu”.

A cerimônia ocorrerá em frente ao Posto de Saúde da Família (PSF) 2, situado na rua Suíça, setor Aeroporto, ocasião em que será entregue um veículo zero quilômetro para auxiliar no atendimento da iniciativa.

Informações oficiais adiantam que anualmente serão investidos R$500 mil para que serviços da mais complexa área de toda gestão sejam requalificados ou qualificados, em relação aos governos anteriores e também ao atual.

O Poder Executivo da cidade do Norte goiano esclarece: ‘Todas as terças e quintas-feiras, os PSFs 2, 3, e 5 contarão com uma equipe médica atendendo das 18h às 6h da manhã, os pacientes que não conseguiram vagas na nossa rede básica de saúde durante o dia. Para conseguir uma consulta por meio do projeto, o usuário basta ir ao Posto de Saúde dele e, fazer o agendamento, que terá praticidade no PSF mais próximo da moradia do mesmo. O Corujão também será voltado para os trabalhadores que não encontram tempo para se consultarem durante o dia’.

Os PSFs são, respectivamente, os da rua Suécia, 5, setor Aeroporto; rua São Paulo, esquina com rua Rio Grande do Norte, bairro São Vicente; e, rua 111, snº, vila Primavera ll.

Confira a seguir, resumidamente, outras iniciativas da gestão Valmir Pedro na área da saúde.

 

PSFs reformados

Conforme anúncio de outubro, todas as unidades dos Postos de Saúde da Família de Uruaçu passam por reformas. ‘Iniciamos o projeto de reforma de todos os PSFs. É assim que estamos construindo uma cidade mais justa e humana!’, especificou Valmir Pedro em rede social.

Outras estruturas da área também passam por reformas, entre elas a sede do Centro de Reabilitação Dr. Fernando Durães. ‘Por muitos anos assisti os pacientes do Centro de Reabilitação chegarem para a fisioterapia de mototáxi, na garupa de uma bicicleta, carroça ou de carona, cenas que me deixava indignado. Agora, como prefeito, estou fazendo a reforma do prédio e vou entregar uma ambulância 0km para buscar os pacientes em casa’. Postagem do prefeito em rede social.

 

Frota de veículos

A Prefeitura de Uruaçu adquiriu em 2017, 2018 e 2019, quase duas dezenas de novos veículos para execução de serviços variados da Saúde Pública. Comprados através de recursos próprios, emendas parlamentares de autoria de diferentes legisladores, os veículos renovaram a sucateada frota herdada.

“Ainda precisamos de mais veículos. O transporte de uma pessoa é algo sério. Se for paciente e, ainda mais em viagens externas, essa seriedade precisa ser maior. Sempre tivemos grande preocupação com o lado humano. O paciente precisa ter comodidade, segurança. A família dele merece ficar despreocupada em relação às condições de cada carro que transporta seu ente querido”, comenta Valmir Pedro.

 

UPA 24h

Espaço público que recebe diariamente dezenas de usuários continuadamente, com necessidades sequenciais. Razão pela qual, a Administração não para de investir na Unidade de Pronto Atendimento.

Em dados do Ministério da Saúde, ela faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Desta forma, a população terá uma melhoria no acesso, um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um Hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.

 

Hospital Regional

Se Uruaçu foi escolhida cidade sede do popularmente chamado Hospital Regional de Uruaçu, tal conquista se deve muito ao hoje prefeito Valmir Pedro, que empreendeu um dos maiores trabalhos da vida dele: justamente convencer o Governo de Goiás construir a unidade médica em solo uruaçuense. Em seguida, lutou para que a obra não parasse. Parou! Posteriormente, para que fosse reiniciada. Reiniciou. Mais outras atividades profissionais em benefício do importante patrimônio.

Com o cronograma da obra atrasado há anos, o espaço chama atenção em todos os sentidos. A torcida, inclusive da Administração 2017-2020 de Uruaçu, é para que seja concluída e, que ganhe estruturas móveis físicas e recursos humanos para ter sua operacionalização iniciada.

 

‘Cluster’ de empreendimentos

Antes mesmo de o Hospital Regional de Uruaçu ter a obra concluída e mesmo sem definição concreta de quando funcionará, a cidade tem se tornado, aos poucos, local de concentração de empresas de ramos diversos – Cluster. Centradas em Uruaçu, têm e terão objetivos em comum, especialmente com o Hospital funcionando.

Consideravelmente, isso gera maior movimentação da economia, proporciona mais empregos e prestação de serviços, a renda é melhor distribuída, alcançada e investida, a Prefeitura arrecada mais, ganhando condições melhores para investir e, todos saem ganhando.

 

Clínica de Hemodiálise

Em frente ao Hospital Regional de Uruaçu, obra da sede de uma clínica de hemodiálise é tocada, conforme o JORNAL CIDADE destacou diferentes vezes (página eletrônica e edição impressa). Quando em funcionamento, será estrutura essencial, resolvendo problemas de deslocamentos para outros centros.

Incentivador da instalação do empreendimento em Uruaçu, Valmir Pedro está entusiasmado com a novidade. É mais um investimento do arrojado doutor Robson Silva, já atuante no ramo faz anos.

 

Saúde: outras ações variadas

Sabe as iniciativas pequenas (algumas nem aparecem diretamente)? As médias? As grandes? Em três anos, a gestão Valmir Pedro apresentou outras centenas de iniciativas na área da Saúde Pública. Para relatá-las a contento, o ideal seria em um livro.

Em se tratando de alguns poucos exemplos, frisa-se que a Farmácia Básica Municipal, bastante procurada diariamente por usuários, visa viabilizar o acesso de cada cidadão aos medicamentos de programas oferecidos pelo Ministério da Saúde (MS), pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e por necessidades de cunho municipal.

Farmácia da UPA 24h: preocupação total também, objetivando atendimento o mais normalizado possível junto aos pacientes atendidos na referida Unidade. A atual gestão implantou controle de estoque informatizado, garantindo suprimento essencial.

Projeto TransSaúde, com transporte de pacientes para tratamento em Goiânia. Trata-se de outro amplo trabalho cotidiano.

SUS: em parceria com as instâncias federal e estadual, a Prefeitura uruaçuense tem exercido papel fundamental para ajudar diariamente no atendimento aos usuários, dentro e fora de Uruaçu.

Casa de Apoio, em Goiânia: só quem necessita sabe o quanto é vital ter esse espaço, suporte, essa referência, estrutura na capital do Estado.

Projeto Mãe que Cuida, cujo slogan é Um projeto especial para as gestantes!: atividades sociais relevantes que possibilitam inúmeros benefícios à gestantes de Uruaçu. Do enxoval, passando pelas orientações e por ensinamentos, em meio ao respeito humano.

Vitaminando a Educação, oferecendo, durante o turno escolar, três refeições diárias para alunos da zona rural.

Ciclovia do Cerrado (obra que foi aguardada com expectativa acentuada), com os ciclistas pedalando e cuidando mais e mais da saúde.

Iniciativas itinerantes: em parcerias distintas, as ajudas se sucedem. Exemplos: programa Saúde em Movimento, coordenado por doutor George Morais; e, Oficina Ortopédica Itinerante do CRER (governo federal e, Centro de Diagnósticos do Centro de Reabilitação e Readaptação Doutor Henrique Santillo).

Entre as entidades que trabalham em favor da saúde e afins, o governo Valmir Pedro pratica atuação sinônimo de cooperação, ajudando – Abrigo Filantrópico Flor de Acácia, Casa de Maria Mãe e Mestra, Igrejas (e projetos delas), instituições de ensino superior, áreas esportiva, educacional e cultural. Em poucos exemplos.

Com outros órgãos (internos e externos), uma série de trabalhos é possível e a Prefeitura não se furta de colaborar – além do já mencionados, também: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); Centro Especializado de Atendimento à Mulheres (CEAM); Estratégia Saúde da Família (ESF); Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Serviço de Atendimento Médico de Urgências (SAMU); Regional de Saúde Serra da Mesa (ou Administração Regional de Saúde Serra da Mesa [ARS Serra da Mesa]; Corpo de Bombeiros… Desenvolvimento de muitas ações de prevenção e promoção à saúde.

Em geral, a equipe da Saúde Pública uruaçuense desenvolve trabalho diário de significado marcante, seja administrativamente, tecnicamente, socialmente, assistencialmente, fora outras opções… Quanto e quantos atendimentos. Quantos e quantos encaminhamentos!

 

Água é saúde (e questão de Saúde Pública)

Uruaçu: em crise hídrica que só não foi pior que a do ano 2013, a falta de água resultou em transtornos coletivos enormes englobando diferentes dias de meados deste janeiro de 2020.

Exigindo respeito, o prefeito tornou pública a informação de que pretende romper o contrato com a Saneamento de Goiás S.A., objetivando fazer um Chamamento Público para que nova empresa faça o fornecimento de água e esgoto em Uruaçu. Isso, ao mesmo tempo em que pediu ação às lideranças que representam o Governo de Goiás em Uruaçu.

Em trecho na nota, assinada por Valmir Pedro, consta: ‘Hoje, a pedido do Ministério Público, determinei a equipe da Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria Municipal da Saúde que recolhessem amostra da água fornecida pela Saneago em quatro pontos de Uruaçu para análise da qualidade. Essa determinação aconteceu depois que recebi uma ligação da promotora de Justiça me comunicando que havia recebido uma denúncia de que a empresa de saneamento não estava fazendo o tratamento adequado da água que fornece para nossa população’.

Mais adiante: ‘Vamos fazer a primeira análise no laboratório da própria empresa e uma segunda análise em laboratório independente; também estamos exigindo da Saneago que regularize o fornecimento de água o mais rápido possível, sob pena de multa e distrato do contrato entre a empresa e a Prefeitura’.

Ao final: ‘Esperamos que a análise da água tenha um resultado satisfatório e que não prejudique a saúde dos moradores de Uruaçu, dessa forma a Saneago terá o nosso respeito. O povo merece água de qualidade, afinal de contas estamos pagando a água mais cara do Brasil!’.

A Saneago emitiu nota garantindo atuar dentro das normas e, que o grande problema adveio por causa de fortes chuvas transcorridas em Uruaçu, prejudicando a estrutura captadora de água no córrego Passa Três. Comunicou também que em momento algum seus funcionários deixaram de trabalhar para que o problema fosse sanado o quanto antes.

Na opinião do JORNAL CIDADE, há anos as estruturas em geral da Saneago em Uruaçu já deviam ter sido trocadas, corrigidas, ampliadas, resolvidas definitivamente. Uruaçu cresceu demais, a população também, parte da estrutura da empresa ficou sucateada, ultrapassada. Falta investimento de peso e ninguém fez isso (governadores dos anos 1980, 1990, 2000, 2010 [nessas quatro décadas, literalmente Uruaçu se ampliou]).

Os transtornos em relação ao abastecimento de água em Uruaçu é mais que sério. Falta maior cuidado e falta transparência da parte da Seneago, ainda mais com os problemas atuais, neste janeiro de 2020.

 

O prefeito Valmir Pedro lembra que o Corujão da Saúde também será voltado para os trabalhadores que não encontram tempo para se consultarem durante o dia

 

Valmir Pedro: “Sempre tivemos grande preocupação com o lado humano. O paciente precisa ter comodidade, segurança. A família dele merece ficar despreocupada em relação às condições de cada carro que transporta seu ente querido”

 

Iniciativas itinerantes: em parcerias distintas, as ajudas se sucedem. Exemplo recente: Oficina Ortopédica Itinerante do CRER

 

(Jota Marcelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!