Cooper-Rubi registra queda de 41,8% em incêndios em quatro anos

Os dados são de 2021 se comparados aos de 2018 da usina, que possui Brigadas de Incêndios, com colaboradores capacitados e treinados constantemente. Todas as frentes agrícolas dispõem de caminhões pipa, que acompanham as atividades de colheita mecanizada e os serviços a quente.

Usina desenvolve um plano de auxílio mútuo, em parceria com outras instituições como Prefeituras e Corpo de Bombeiros para apoiar as comunidades em localidades próximas – Fotos, inclusive a da home: Comunicação

 

A usina possui Brigadas de Incêndios, na qual os colaboradores são capacitados e treinados constantemente

 

A Cooper-Rubi, usina localizada em Rubiataba, no Vale do São Patrício, em Goiás, registrou em 2021, 96 focos de incêndios, frente a 165 no mesmo período em 2018. Contudo, apesar do quantitativo dos incêndios, foram contabilizados apenas 1.822,17 hectares de cana queimada. Os números de ocorrências durante esse período foram decrescentes – 164 (2019) e 99 (2020).

Todos os focos de incêndio foram acidentais ou criminosos, já que a unidade não utiliza fogo em suas ações, todo o processo da colheita é 100% sem uso de fogo.

Para que isso aconteça a unidade sucroenergética conta com Plano de Prevenção e Combate ao Incêndio e com ações emergenciais, com treinamento e reciclagem das equipes nos períodos de entressafra, equipes de brigadistas e uma vasta frota de caminhões pipas para o combate aos incêndios.

Além disso, a usina desenvolve um plano de auxílio mútuo, em parceria com outras instituições como Prefeituras e Corpo de Bombeiros para apoiar as comunidades em localidades próximas.

A usina possui Brigadas de Incêndios, na qual os colaboradores são capacitados e treinados constantemente. Além disso, todas as frentes agrícolas dispõem de caminhões pipa, que acompanham as atividades de colheita mecanizada e os serviços a quente, como solda.

É realizada a manutenção dos aceiros, que estão limpos e com metragem adequada para ajudar a conter a propagação do fogo e também é realizado o enleiramento de palhas para que, em caso de incêndio, seja realizado a contenção por meio de remoção de material combustível.

 

Controle

A usina faz a vigilância e monitoramento dos canaviais em torres com equipe de vigilância fixa 24 horas por dia, todos os dias do ano. Os recursos e equipamentos, como caminhões moto bombas, viaturas, caminhões de apoio e veículos emergenciais, são exclusivos para essas atividades e ficam estrategicamente alocados.

E ainda para conscientizar a população, a Cooper-Rubi desenvolve um trabalho de conscientização com os colaboradores e com a população sobre os riscos de fogo nos canaviais. Já que as chamas podem não apenas trazer prejuízos econômicos, mas prejudicar o solo e também a saúde da comunidade.

Caso aviste focos de incêndio, comunique: Corpo de Bombeiros: 193. Ouvidoria: 0800 606-6115. Central Agrícola: (62) 3325-6019.

 

(Informações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!