Cooper-Rubi aumenta produtividade com a fertirrigação

A busca por alternativas mais sustentáveis na agricultura é uma ação contínua. Algumas práticas e soluções em campo podem aumentar a produtividade e a qualidade da cana-de-açúcar, contribuindo também para reduzir a dependência e a quantidade de adubo químico. Essas ações são uma realidade na Cooper-Rubi, em Rubiataba.

A unidade faz o uso da fertirrigação. Cerca de 26% das áreas de canavial recebem a vinhaça. A usina faz o uso em duas modalidades: por aspersão, através de autopropelido, em 10% da área, e por aplicação localizada, que é de 16%.

A vinhaça é um líquido residual e um subproduto do processo industrial da cana. É o produto de calda na destilação do licor de fermentação do álcool de cana-de-açúcar, mas é reaproveitada e utilizada com duas finalidades. A primeira é a hidratação e a outra é suplementação nutricional.

Um bom exemplo desse bom uso é que área fertirrigada do canavial detém melhor média de TCH e a maior longevidade. Os dados da safra de 2021/22 mostram isso. A cana que usava a fertirrigação apresentou 89,3 toneladas em média e as demais 71,6, um acréscimo de quase 25%.

Segundo o engenheiro agrônomo da usina, Leyton Cândido Correia Tavares, devido aos custos das adutoras utilizadas pelo sistema de aspersão, há previsão de aumento da fertirrigação apenas localizada. “A vinhaça pode substituir o uso do adubo químico, mas depende do volume utilizado. Na fertirrigação por aspersão, por exemplo, o volume utilizado supre toda necessidade nutricional da cana, já na localizada, como a concentração utilizada é menor, ainda é importante enriquecer com fertilizantes mediante a análise de vinhaça. Mas a quantidade é bem inferior à tradicional, reduzindo um pouco os custos da lavoura”, pontua.

Para aprimorar a produtividade, a usina sucroenergética aposta em tecnologia e também em ações tradicionais. Diversos métodos são utilizados dentro do manejo de tratos culturais para elevar a produtividade agrícola. O manejo varietal adequado – com as variedades locadas em seus respectivos ambientes de produção –, reposição do corretivo de solo em socaria, expansão da atividade de vinhaça localizada, utilização de torta de filtro no plantio e recomendação de macros e micronutrientes na cana-de-açúcar.

 

Mais subprodutos

Além da vinhaça, a Cooper-Rubi ainda usa outros subprodutos do beneficiamento da cana-de-açúcar no plantio: a torta de filtro e as cinzas.

Ambas são utilizadas no fundo do sulco de plantio ou distribuído a lanço no solo antes do preparo e servem para ajudar na reposição das necessidades nutricionais com diversos macros e micronutrientes, além de reduzir o custo de fertilizantes, incorporar matéria orgânica no sistema solo, entre outros.

 

(Informações: Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!