Ceasa-GO realiza ‘2ª Festa do Pequi’

Evento reuniu mais de duas mil pessoas no entreposto que mais vende pequi no Brasil. Objetivo é valorizar a fruta nativa do cerrado como parte da tradição do Estado de Goiás.

2ª Festa do Pequi distribuiu mais de duas mil refeições e levou a Folia de Reis e Catira *** para dentro do entreposto que mais vende pequi no Brasil – Fotos, inclusive a da home: Vasconcelos Neto

 

 

 

 

 

 

A segunda edição da Festa do Pequi da Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) foi realizada na manhã de terça-feira 29 de novembro e, reuniu mais de duas mil pessoas. Comidas típicas, moda de viola, Folia de Reis e Catira animaram o entreposto. O evento faz parte do calendário da Ceasa goiana, entreposto que mais vende pequi no Brasil, visando valorizar a fruta nativa do cerrado como parte da tradição do Estado de Goiás.

O presidente da Ceasa, Jadir Lopes de Oliveira, registrou boas-vindas aos convidados e destacou a importância dos investimentos feitos pelo Governo de Goiás no entreposto, que “mudaram a ‘cara’ da Central, deixando-a mais moderna e competitiva”, comentou. Sobre a festa, o mesmo complementou: “Se há um produto que remete a goianidade, é o pequi e, com esse evento, a Ceasa contribui para que o fruto seja cada vez mais um patrimônio dos goianos”.

Na primeira edição do evento, realizado em novembro de 2021, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) garantiu à Ceasa vários benefícios, como a liberação de verba para instalação de um biodigestor, a inclusão do entreposto no Plano Estadual de Eficiência Energética e, a construção do estacionamento de caminhões, que será inaugurado em breve. Além disso, neste ano, foi anunciado o recapeamento da malha asfáltica das vias do entreposto, obra já aprovada pelo Conselho Administrativo e Fiscal da Ceasa.

O secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, falou da importância de se ter no local a instalação do sistema de biodigestor, o que possibilitará a “destinação mais sustentável, ecológica e econômica às mais de 20 toneladas de lixo orgânico produzidas diariamente”, disse.

Na parte cultural, a segunda versão da Festa do Pequi mostrou que além de valorizar o fruto do cerrado, o objetivo do acontecimento também foi preservar as tradições do Estado. Para tanto, se apresentaram a Folia de Reis de Jesúpolis, a Orquestra de Violeiros de Goiás, o grupo de Catira da Associação de Catireiros de Aparecida de Goiânia e a banda Lira Jaraguense, da cidade de Jaraguá. Ao fim da festa, foram servidas mais de duas mil refeições, preparadas em caldeirões de ferro, todas levando em sua receita o pequi.

Também estiverem presentes as secretárias estaduais da Economia, Cristiane Schmidt; e, da Educação, Fátima Gavioli; o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende; o deputado federal José Nelto (PP); o deputado estadual Coronel Adailton (PRTB); e, o ex-presidente da Ceasa-GO e deputado estadual eleito, Lineu Olímpio (MDB).

 

(Informações: Secom – Governo de Goiás)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!