Bolsonaro, democracia e o roteiro da posse

Democracia!

Chegada de chefes de Estados e outros representantes internacionais, movimentação grande em Brasília. Jair Bolsonaro (PSL) está em Brasília, onde foi bem recebido na tarde do sábado 29 de dezembro.

 

Imagem: Divulgação/Rede social

 

Segundo a assessoria do mesmo, o presidente eleito passará a noite de réveillon com familiares e amigos na residência da Granja do Torto.

A previsão é de que entre 350 mil e 400 mil pessoas estarão presentes na capital Federal, sendo que a parte central do Plano Piloto poderá ser acessada somente a pé (a partir de entradas próximas à rodoviária), onde haverá quatro linhas de revista.

 

Roteiro

Programação prevista da posse de Jair Bolsonaro dia 1º de janeiro de 2019:

-14h30: Bolsonaro sairá da Granja do Torto acompanhado pela futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em carro fechado rumo à Catedral de Brasília. Existe a possibilidade de o presidente participar de um breve culto ecumênico no local.

-14h45: da Catedral, Bolsonaro e a esposa seguirão para o Congresso Nacional. Ainda não está definido se o percurso será em carro fechado, um modelo blindado, ou aberto no Rolls Royce, fabricado em 1952 e que, desde a chegada ao Brasil, transportou todos os presidentes da República.

-15h: está previsto o início da sessão solene do Congresso na qual será assinado o termo de posse por Bolsonaro e pelo futuro vice-presidente Hamilton Mourão. A partir deste momento, inicia-se o mandato do político do PSL. A sessão será presidida pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

-16h10: haverá uma cerimônia na área externa ao Congresso em que Bolsonaro passará em revista as tropas militares e, se não estiver chovendo, haverá uma salva com 21 tiros de canhão.

-16h25: encerradas as homenagens militares, Bolsonaro seguirá ao Palácio do Planalto. Ele subirá a rampa principal do palácio e será recebido por Michel Temer.

16h35: O atual presidente da República passará a faixa presidencial para Bolsonaro, que poderá fazer um discurso à população.

-17h30: Bolsonaro dará posse aos 22 ministros indicados para compor a Esplanada dos Ministérios no seu governo.

-18h45: após dar posse aos ministros, Bolsonaro seguirá ao Palácio do Itamaraty. Na sede do Ministério das Relações Exteriores, o presidente empossado oferecerá um coquetel para as missões estrangeiras que vão participar da posse presidencial.

-20h30: previsão de encerramento do coquetel; Bolsonaro deve seguir ao Palácio da Alvorada.

 

(Jota Marcelo. Com TV Globo [Brasília] – Fernanda Vivas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!