Antologia poética ‘As tranças de Ana’: 22 nomes, 118 poemas

[Com atualizações – Livro já lançado na capital Goiânia dentro de setembro terá lançamento em Uruaçu dia 11 de novembro. Obra contém poemas de 22 nomes das cenas literárias municipais, regionais, estadual e nacional.

II Sarau: entre os atrativos culturais, o lançamento do livro As tranças de Ana, com trabalhos de 22 poetas e organizada por Itaney Campos – Fotos: Otávio Augusto de Souza/Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE-GO

 

Desembargador Itaney Campos: “Reúne-se no jardim deste Tribunal uma plêiade de poetas, além de amantes da literatura, guerreiros da liberdade”

 

Itaney, aqui discursando e abaixo, autografando exemplar, manifesta sobre Uruaçu, na apresentação da coletânea: ‘A velha cidade de Santana congrega, une e reúne os poetas, enlaçando-os com suas tranças, suas danças, suas andanças’

 

 

Ubirajara Galli, presidente da Academia Goiana de Letras, ao fazer uso da palavra

 

Poeta Chico Perna externando poesia no Sarau

 

…Também, AL-Chaer

 

Professora Meire Carvalho (centro), acompanhada pela vereadora goianiense Katia Maria (PT) e pelo filho Allan Hahnemann Ferreira (doutor Allan): “Eu estou me sentindo privilegiada e feliz por participar” – Foto: Acervo pessoal/Maria Meire

 

Juiz-ouvidor eleitoral Márcio de Sousa Moraes Júnior (esq.) e desembargadores Luiz Cláudio Veiga Braga e Itaney Campos: homenagens

 

Antologia poética As tranças de Ana ganhará lançamento também em Uruaçu, dia 11 de novembro Mais fotos, abaixo

 

Foi lançada na tarde-noite de 1º de setembro em Goiânia a antologia poética As tranças de Ana, coescrita e organizada pelo escritor e poeta Itaney Campos, desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

O lançamento ocorreu na sede órgão, durante a realização do II Sarau Cultural de Literatura, Música e Arte, evento – organizado pela Comissão de Gestão da Memória e Cultura da Corte Eleitoral –, comemorativo ao aniversário de 91 anos da instalação da Justiça Eleitoral em Goiás, fato de 20 de agosto de 1932.

Com temas livres, a obra de duzentas e trinta e duas páginas é composta de poemas oriundos de 22 nomes da extensa cena literária goiana e, entre eles constam escritores desconhecidos e, gigantes da literatura de cunhos englobando cidades, Goiás e o Brasil.

“Este livro é fruto de inspiração coletiva, flor brotada na convivência de amigos, no sonho da liberdade, da igualdade e da justiça, da união contra o obscurantismo, contra o armamentismo, contra o autoritarismo”, disse o desembargador, também, entre outras posições culturais, acadêmico da Academia Goiana de Letras (AGL – ocupando a cadeira 37) e da Academia Uruaçuense de Letras (AUL).

Com Gabriel Nascente, Ubirajara Galli, AL-Chaer, Francisco Perna e Itaney Campos, houve declamação e recitação de poemas constantes no livro.

O evento foi encerrado com sessão autógrafos coletivos – a maior parte dos integrantes se fazia presente –, ao som de músicas nacionais cantadas por Luís Cláudio Fernandes, servidor do Tribunal.

 

Homenagens

Em dados da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE-GO, o desembargador Luiz Cláudio cumprimentou os intelectuais presentes na pessoa do presidente Itaney, a quem enalteceu, em poético discurso, por suas ações em prol da cultura, da arte, da poesia. Solicitou, na oportunidade, o apoio de todos para que o poeta Gabriel Nascente, presente no ato, venha a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Presidente da AGL, Ubirajara Galli proferiu comovente homenagem ao renomado escritor Miguel Jorge, acadêmico ocupante da cadeira de número 8 da entidade, que prestigiou o evento ao lado de sua filha, Milena Jorge, secretária de Gestão de Pessoas do órgão.

Recebendo placas honrosas, os dois desembargadores foram homenageados pela Comissão de Gestão, presidida pelo juiz-ouvidor eleitoral Márcio de Sousa Moraes Júnior.

 

Impressões

Falando ao JORNAL CIDADE, Itaney Campos se disse satisfeito com o evento devido seu grau e sua qualidade de comparecimentos, com participação efetiva e interatividade salutares.

Luiz Cláudio Veiga Braga comentou à reportagem se tratar de oportunidade importante para praticar a cultura, área desvalorizada nacionalmente, envolvendo pessoas de frentes variadas.

Não presente ao ato por motivos profissionais e estar lidando com a chegada de bebê em casa, o escritor e poeta Luiz Arapiraca, morador de Uruaçu, é um entusiasta com o surgimento da antologia poética que não abre mão de participar do evento de lançamento em Uruaçu, inclusive ajudando na organização.

Maria Meire de Carvalho, a Meirinha, que no livro soma cinco poesias, afirmou se sentir “privilegiada e contente, juntamente com outros nomes”. Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e escritora, ela defende que novas antologias possam ser lançadas.

Foi questionada a relevância de exemplares de livros literários chegarem com facilidade maior até as pessoas e, em linhas gerais, ambos assinalam que a popularização da cultura em geral, inclusive a literatura, ajudaria nessa causa.

 

Lançamento em Uruaçu

Está programado para 11 de novembro em Uruaçu, o lançamento da antologia poética, com participação de integrantes da mesma, membros da AUL e de outras Academias, autoridades, familiares e convidados em geral.

Exemplares serão autografados e comercializados pelo mesmo preço praticado no evento goianiense: R$40. Aceita-se pagamento em espécie, via Pix e transferência bancária.

 

Talentos e 118 poemas

O livro tem na ilustração da Capa o talento do arquiteto Henrique Teixeira.

Nas orelhas da antologia, Miguel Jorge particulariza que ‘é de se notar ainda que esta coletânea de versos marcha altivamente para o rumo de outros projetos com o reconhecido peso cultural e mais o desejo de se estar, de fato, reverenciando a vida de cada poeta seu estado de graça.’.

A sinopse da obra, na quarta Capa, é do historiador Nasr Chaul, membro da AGL e outras qualificações mais, que traz: ‘Uma reunião de poetas forma um emaranhado de palavras sensíveis, uma corda de amorosas emoções de poros abundantes, uma força estranha que só os poetas/poetisas sabem tecer’.

Na apresentação, Itaney F. Campos, categoriza: ‘Tranças aqui tem uma conotação de feminilidade ou delicadeza própria da poesia, filha do sensível, e ao mesmo tempo de tramas, de tessitura, de enredo e vivências e experiências sensíveis de poetas da terra, uruaçuense e goiana. A trança, nesse contexto, representa também um tramado, um feixe de poetas e poemas de diferentes plumagens, origens e vertentes, vinculados de alguma forma ou com traços de identificação a Goiás e a Uruaçu, ou porque radicados no Estado ou porque com raízes naquela cidade ou ainda pelo fato de amarem a realidade e o povo de Uruaçu. A velha cidade de Santana congrega, une e reúne os poetas, enlaçando-os com suas tranças, suas danças, suas andanças.’.

Ainda: ‘Simbolicamente, as tranças de Ana pretendem ser uma representação de um traço tipicamente feminino, da eterna musa que é a mulher, dessa beleza e feminilidade que explicam a continuidade da espécie humana, a sobrevivência do ser precário que é o homem, como indivíduo, e sua força coletiva, unida, enredada, como espécie em trânsito na face da terra. O homem, e a mulher, com suas tramas, seus trançados, suas costuras e urdiduras, na linha do tempo e do espaço líquido em que circunavegam.’.

Antes dos blocos de poesias, a identificação de cada autor, com resumidas biografias. Um deles, o autor da presente reportagem, Jota Marcelo, editor-geral do JORNAL CIDADE.

O livro reúne 118 poemas e os colaboradores são:

-Al-Chaer

-Edival Lourenço

-Edson Arantes Junior

-Francisco Perna Filho

-Gabriel José Nascente

-Geraldo Rocha

-Giovani Ribeiro Alves

-Hércules Ribeiro Martins

-Ítalo Campos

-Itaney F. Campos

-José Carlos Camapum Barroso

-José Marcelo Lopes dos Reis (Jota Marcelo)

-José Ubirajara Galli Vieira

-Josiane das Graças Adorno

-Juracema Camapum Barroso

-Lêda Selma de Alencar

-Luiz Ricardo Oliveira da Silva (Luiz Arapiraca)

-Marco Aurélio Silva Esteves

-Maria Aparecida de Oliveira Moreira (MAOM)

-Maria Meire de Carvalho

-Rafael Bueno da Silva

-Sinvaline Pinheiro

 

Desembargador Luiz Cláudio: movimentação do setor cultural com pessoas

 

Na antologia, Miguel Jorge (aqui, em abraço fraternal cultural a Itaney F. Campos) crava: ‘É de se notar ainda que esta coletânea de versos marcha altivamente para o rumo de outros projetos com o reconhecido peso cultural e mais o desejo de se estar, de fato, reverenciando a vida de cada poeta seu estado de graça

 

Comissão/colaboradores da Justiça Eleitoral: organização e participação ímpar em tudo, tudo, tudo do Sarau

 

Historiador Nasr Chaul, no livro: ‘Uma reunião de poetas forma um emaranhado de palavras sensíveis, uma corda de amorosas emoções de poros abundantes, uma força estranha que só os poetas/poetisas sabem tecer’

 

Antologia é uma grande conquista dentro do cenário literário em geral

 

(Jota Marcelo. Colaborou: Márcia Cristina. Com informações da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE-GO e do livro. Com atualizações [texto e fotos]. Postagem original neste espaço: 06/09/23)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!