‘EDITORIAL’ – Edição 407 (1º a 15/08/2023) – ‘SUS, importante, precisa melhorar!’
Datada de 4 de agosto, a reportagem Paciente com câncer consegue exame pelo SUS só para daqui a 3 anos no RS: ‘Será que estarei viva?’, de Cristiano Dalcin, na RBS TV, é informado: Dona de casa precisaria de um exame por ano para acompanhar crescimento do tumor. Hospital diz que volume de atendimentos é determinado por acordo com a Prefeitura, que afirma que limite pode ser ultrapassado ‘pontualmente’..
Em diferentes Editorias aqui do JORNAL CIDADE – Ministério da Saúde/redução das filas, Saúde Pública. Urnas de outubro e Viva o SUS! Carece melhorar! –, o SUS, sua importância e a necessidade de o mesmo ser melhorado ganharam abordagens, justamente para evitar problemas enormes como esse do Rio Grande do Sul, que na publicação traz:
Uma paciente de Porto Alegre com câncer no cérebro, que precisaria fazer ressonância magnética anualmente, tentou marcar o exame pelo Sistema Único de Saúde e conseguiu data apenas para daqui a três anos.
A dona de casa Ana Maria Machado explica que o tumor foi descoberto na hipófise, uma glândula do cérebro, após ser operada para a retirada de outro tumor, no crânio, há 20 anos. Ela precisa fazer pelo menos uma ressonância por ano, para acompanhar o crescimento do tumor. Nesta semana, depois de uma consulta, Ana Maria foi encaminhada à Santa Casa de Porto Alegre para fazer o exame pelo SUS. A data marcada foi 12 de julho de 2026.
A ressonância magnética custa, em média, R$700 em uma clínica particular. Em Porto Alegre, 1.416 pacientes esperam na fila do SUS para fazer esse exame. São apenas 50 atendimentos a cada 30 dias, e mais de 100 novas solicitações no mesmo período.
Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre anunciou o início de um mutirão para tentar reduzir as filas para exames, consultas e cirurgias pelo SUS.
A Santa Casa afirma que os atendimentos pelo SUS são determinados pelo contrato firmado com a SMS, que é quem estabelece o volume de procedimentos por mês. Ainda segundo o hospital, o agendamento é realizado por disponibilidade e conforme o acordo com a Prefeitura.
Já a SMS informa, por Nota, que “há um limite contratual para apresentação da produção mensal, como qualquer outro contrato do SUS em todo o País” e que “conforme modelo de financiamento, todos os prestadores possuem contrato com limite financeiro a ser pago, mas não significa que uma produção que pontualmente foi extrapolada por necessidade de atendimento ao paciente não possa ser ressarcida nos meses subsequentes”. Leia a Nota completa abaixo.
Enquanto isso, Ana Maria foi a uma Unidade de Saúde e conseguiu encaminhamento para um exame de tomografia, que não é o mais indicado para o acompanhamento de seu câncer. A SMS afirma que “não tem informações das razões para [a marcação da ressonância magnética] ser numa data tão longínqua”.
De acordo com o neurocirurgião Luiz Felipe de Alencastro, nenhum paciente oncológico pode esperar tanto tempo para fazer uma ressonância. “Não existe nenhum tipo de tumor que a gente vá considerar três anos como um tempo adequado de intervalo. Mesmo tumores altamente benignos, de crescimento lento, que foram removidos, por exemplo, não vai se deixar passar um prazo de três anos, porque sabemos que, quanto mais precocemente nós fizermos a detecção de uma progressão ou de uma recidiva, de um retorno do tumor, melhor é de tratar, melhor resultado vai ter o paciente”, explica.
[Nota da SMS]: “A SMS informa que há um limite contratual para apresentação da produção mensal, como qualquer outro contrato do SUS em todo o País. Conforme modelo de financiamento, todos os prestadores possuem contrato com limite financeiro a ser pago, mas não significa que uma produção que pontualmente foi extrapolada por necessidade de atendimento ao paciente não possa ser ressarcida nos meses subsequentes”..
- 14/04/2026 00:26:49 - ‘Noite de Gala na Alego: Família Máximo é homenageada’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 09/04/2026 09:02:42 - ‘Sobrenome x prontuário: o herdeiro do mito x estadista e administrador’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 05/04/2026 09:47:33 - ‘A metamorfose de Caiado: entre o rigor da lei e o aceno à anistia’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 04/04/2026 08:23:36 - ‘Zander Campos da Silva: o legado de um visionário que redefiniu a propaganda em Goiás e no Brasil’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 26/03/2026 16:12:12 - ‘O cerco dos ingratos: a baixaria política contra Daniel Vilela’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 25/03/2026 23:58:37 - ‘Ansiedade no ambiente empresarial é fatal!’ – Geraldo Rocha [Artigo
- 25/03/2026 20:05:57 - ‘Por que Bruno Peixoto emerge como o vice natural de Daniel Vilela?’ – Gilson Romanelli [Artigo
- 24/03/2026 16:28:09 - ‘EDITORIAL’ – Edição 470 (16 a 31/03/2026) – ‘Cuidado com a dengue! (2)’
- 23/03/2026 22:04:34 - O caminho está livre: com desistência de Ratinho Jr., Caiado se consolida como o nome do PSD para o Planalto [Artigo
- 23/03/2026 15:54:29 - O ronco dos motores ecoou no cerrado: Goiânia brilha no retorno triunfal do ‘MotoGP’ [Artigo
- 19/03/2026 12:07:13 - O Marco de Jaraguá: a consolidação da sucessão em Goiás e a projeção nacional de Caiado [Artigo
- 14/03/2026 10:40:38 - ‘EDITORIAL’ – Edição 469 (1° a 15/03/2026) – ‘Matança no trânsito’
- Ver todo o histórico


