Uruaçu: tudo teve início em meados da década de 1955, com o Embaixador Badico. Quase setenta anos depois, a tradicional ‘Folia do Povoado do Cruzeiro do Norte’ prossegue, atravessando gerações e rendendo frutos religiosos-culturais. Para 2020, o Embaixador Belchior Serafim e, os festeiros ‘Senhor’ Patrício (Bigode) e Simone Gomes convidam para a festa, entre 14 e 18 de janeiro.
Há mais ou menos 65 anos, o Senhor Badico, bastante conhecido, iniciou o giro da Folia de Santo Reis na região do Macaco; Matão; Riachão; Povoado do Cruzeiro; e, em Uruaçu.
Ele era o Embaixador (uma das diferentes figuras que formam cada grupo, participante que carrega a chamada Bandeira), no decorrer dos anos foi passando a tradição para outros Capitães e a tradição está sendo passada de geração para geração.
Vieram os outros Embaixadores – Senhor Lázaro (popular Ti Ló), falecido; Senhor Adelino (popular Adelho), in memoriam; e, hoje a Folia está sendo conduzida pelos Capitães Belchior Serafim e Sebastião Corino, juntamente com um grupo de foliões estimado em 40, 50 pessoas. Um grupo de amigos, irmãos na fé e unidos. “Temos foliões de Uruaçu, Campinorte, Uberlândia [-MG] e Anápolis e, nessa época nos reencontramos”. Afirmação de Gislene Luis ao JORNAL CIDADE.
Grupo Brutas na Catira
Além de reunir cantadores e instrumentistas católicos para celebrar o Dia de Reis, 6 de janeiro (data em que, segundo a tradição cristã, os Três Reis Magos – Baltazar, Belchior e Gaspar –, visitaram o recém-nascido Jesus de Nazaré), dentro dessa Folia de Reis uruaçuense nasceu o grupo Brutas na Catira, composto de mulheres devotas de Santo Reis. “São mais de 65 anos de união e amor e, devoção a Santo Reis”, comunica ela.
O Embaixador Belchior Serafim e, os festeiros Senhor Patrício (popular Bigode) e Simone Gomes tornam públicos convites para todos, de preferência acompanhados das famílias, participarem do giro da festa religiosa-cultural dias 14, 15, 16, 17 e 18 de janeiro de 2020. Confira a agenda:
-Alvorada: 14/01, na residência do Patrício, às 12h, em Uruaçu.
-Entrega: 18/01, na residência da Simone Gomes, às 19h (Povoado do Cruzeiro/Posto Marinheiro).
“Venha participar conosco, pois a sua presença nos alegrará. Que os Três Reis do Oriente nos iluminem. Obrigado JORNAL CIDADE, pela valorização da nossa cultura”, motiva Gislene.
Goiás se destaca
A iniciativa, igualmente conhecida no Brasil como Reisada e Festa de Santos Reis, basicamente acontece entre 24 de dezembro, véspera de nascimento de Jesus Cristo e, 6 de janeiro, data da chegada dos Três Reis Magos em Belém.
Goiás é um dos Estados que abriga a tradição com fervor e, nacional e internacionalmente existem variações de um conjunto de regiões para outras nas celebrações, envolvendo períodos de realização, recepção, orações, músicas, danças, trajes, comidas, bebidas e muito mais.
Leia mais sobre o acontecimento popular (em Uruaçu), acessando:
– ‘Folias de Reis’ movimentarão a região de Uruaçu em janeiro
– ‘Folia de Reis’, uma tradição cultural relevante
(Jota Marcelo)