Festa de Iraci Barbosa está agendada para 8 de dezembro, quando, novamente, famílias menos favorecidas de Uruaçu serão contempladas com momentos de oração, momento social e assistencial, homenagens brindes, premiação, lazer, mais almoço servido. “Eu faço isso com muito orgulho e amor, pois essa gente precisa”, comenta a líder comunitária, uma pessoa bondosa e de coração generoso.
8 de dezembro, em salão de eventos ao lado do Parque das Araras, Centro de Uruaçu: nessa ocasião será realizada a versão 2019 de tradicional evento de Natal para famílias carentes: Natal Solidário da Criança, festa promovida pela líder comunitária Iraci Barbosa e que tem origem no espírito de compreensão e bondade dela própria, que é ciente do quanto os menos favorecidos carecem dos mais variados apoios.
A data combinará com a presença de parceiros; homenageados; e, de grande número de participantes (o povo, personagens principais do evento), pois nos finais de semana de dezembro as atividades e os compromissos são maiores, especialmente do segundo em diante, quando muitas pessoas também viajam.
Reunindo colaboradores e, centenas de participantes, beneficiados de diferentes regiões da cidade, o evento tem início com a celebração de missa. Em seguida, poucas falas abreviadas, entrega de homenagens e agradecimentos.
Na segunda etapa da festa, sorteio e entrega de brindes, distribuição de brinquedos para as crianças, com delicioso almoço servido posteriormente. Durante a realização, a criançada se diverte em diferentes briquedos instalados e supervisionados por adultos.
Em uma das recentes edições, Iraci Barbosa comentou ao JORNAL CIDADE que sem a ajuda das pessoas a festa não seria realizada. “Eu agradeço todo mundo que tem me ajudado, ano após ano, fazer pelo menos um pouco feliz quem precisa. Eu faço isso com muito orgulho e amor, pois essa gente precisa. Nunca tive problema em momento algum. Todos sabem: isso é feito sem outras pretensões”, comentou, acrescentando não ser candidata a cargo eletivo político.
Doutor Francisco
Doutor Francisco Barroso, médico e empresário com cerca de cinco décadas atuando no Norte goiano, será homenageado por Iraci Barbosa neste ano, devido a vasta folha de serviços prestados em favor do Município e dos menos favorecidos. “Essa grande dedicação dele para com os pobres, sempre atendendo as pessoas, tem resultado positivo, inclusive através de pesquisa que fizemos, com a enquete mostrando o doutor Francisco em primeiro lugar, como melhor médico, o mais querido pelos votantes. Por isso, vamos fazer uma homenagem a ele na festa deste ano. Ele merece!”, comenta Iraci Barbosa.
O advogado Mariano Peres (doutor Mariano), de Uruaçu, também será homenageado em 2019. Os dois confirmaram presença para 8 de dezembro, além de representante legítimo do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO). Outros nomes de homenageados constam na relação da organização, que avalia ser vital: quanto mais pessoas puderem ajudar os menos favorecidos, melhor será para a humanidade.
Trabalho reconhecido
Quando do evento de 2018, doutor Francisco Barroso discursou, comentando, entre outras observações, que Iraci Barbosa “apresenta e desenvolve espírito de bondade, tendo ‘bom coração’, sem deixar de ajudar as pessoas. Eu conheço a Iraci há muitos anos e sei da preocupação dela para com as famílias necessitadas. É um trabalho, sem dúvida, que merece o nosso respeito e apoio. Poucos valorizam esse tipo de trabalho, mas a Iraci faz até mesmo parte do papel que o poder público – ao longo desses mais de 30 anos da festa –, devia cumprir, com maior abrangência”.
Segundo o médico, não é fácil ter que pedir para poder ajudar toda uma gente merecedora de atenção da parte de quem pode apoiar. “A Iraci é assim! Ela pede ajuda, justamente para pode ter condições de apoiar as famílias”.
Doutor Francisco expressou ainda que durante décadas Iraci Barbosa também ajuda as pessoas que precisam de atendimentos médicos. “Ela me encaminhou muita gente, a quem nunca deixei de atender, com qualidade. Ela é de uma dedicação elogiável. Às vezes, até se esquecendo de si mesma, para ajudar quem necessita e a procura!”, frisou.
Ele encerrou a fala manifestando: “Ainda bem que todas essas famílias são ajudadas pela nossa amiga Iraci Barbosa!”.
Padre Crésio Rodrigues (titular da Paróquia São José Operário), que ano passado celebrou, disse ao JC que “a ideia da Iraci é importante, ajudando aliviar o sofrimento de quem mais necessita em nossa cidade, lugar onde, igual em todos os lugares, tem muitas famílias com baixo poder aquisitivo e que passam necessidades, sem ao menos ter o básico para sobreviver. Ela, com esse evento, reza, presenteia, homenageia e alimenta. Está de parabéns!”, salientou o religioso, que é secretário.
Já doutor Mariano, declarou anteriormente à reportagem do JC que “toda criança merece ser feliz. A Iraci Barbosa, somando forças, ajuda muitas famílias, fazendo isso com sabedoria há anos”.
(Jota Marcelo)