Professor universitário e jornalista aposentado, Goya enfrentava problemas de saúde.

Luis Goya: por décadas, dupla atuação profissional qualificada – Foto: Adufg
Faleceu em Goiânia na manhã da quinta 11 de setembro, o professor universitário e jornalista aposentado Luis Yukihide Goya, morador e profissional tradicional na capital, com passagem marcante por Uruaçu, cidade da filial do JORNAL CIDADE.
Goya, 77 anos completados em 7 de fevereiro, vinha lidando com diferentes problemas de saúde, agravada por uma pneumonia, resultando em falência múltipla de órgãos.
O profissional atuou por 25 anos na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC-UFG) ministrando aulas nos cursos de Jornalismo, e Rádio e TV, além de exercer funções de jornalista em si.
Quando das gestões de Marisa Araújo na Prefeitura uruaçuense (2001-2004 e 2005-2008), ele trabalhou na Comunicação/Relações Públicas.
Homenagens
Em Redes sociais, diferentes homenagens. Ary Júnior, também jornalista, publicou: ‘Hoje o jornalismo goiano, ou melhor dizendo, do Centro-Oeste do Brasil, se despede do mestre, e nós do amigo querido’, detalhando que Goya ‘sempre foi mais que um professor, era o Tio Goya, como diziam meus filhos, aquele que trazia balas japonesas toda vez que aparecia, mesmo não sabendo ler uma linha do idioma.’. Pontuou também: ‘Goya foi pra muitos a razão pra se exercer sempre o bom jornalismo, aquele que faz perguntas sem estabelecer ao público conclusões pessoais, e comigo não foi diferente.’.
Jornalista e advogada, Janete Ferreira, que foi aluna do mesmo, destacou: ‘Você foi mais que professor. Foi um mestre!’.
Do Adufg – Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás: ‘Reconhecido por sua trajetória acadêmica, Goya ministrou diversas disciplinas no curso de Jornalismo. Também atuou como jornalista profissional e se dedicou, ainda, à produção de audiovisual, deixando uma contribuição significativa para a comunicação e a cultura em Goiás’.
Até o fechamento da reportagem (às 13h11), a família não havia informando detalhes sobre o velório e sepultamento de Goya, sinônimo de pessoa serena, observadora e fina educação.
(Jota Marcelo. Com atualizações)