Novo secretário estadual de Educação do Tocantins, Hercules Jackson Moreira Santos cresceu na cidade de Uruaçu, se formando em Direito em Goiânia.

Advogado Hercules Jackson Moreira Santos: titular da Pasta educacional, atendendo convite do governador Laurez Moreira – Fotos, inclusive da home: Aplicativo
Na composição do novo secretariado estadual do Tocantins, o governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), nomeou na terça 9 de setembro, Hercules Jackson Moreira Santos para o comando da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Hoje advogado com tradicional atuação em Palmas, capital do mais novo Estado brasileiro, Hercules Santos nasceu em Goiânia 49 anos atrás, e com pouco mais de um ano mudou com a família para Uruaçu, cidade do Norte goiano.
Após residirem alguns meses na avenida Paraná (em uma casa dividida em duas – a família do autor destas linhas [Jota Marcelo] morava na outra parte), ambas mudaram para o bairro São Vicente, com lares vizinhos, separados.
Em Uruaçu, foi aluno aplicado da Escola Presbiteriana de Uruaçu (E. P. U., sediada na avenida Getúlio Vargas); do hoje Colégio Estadual Quilombola Filomeno Luiz de França; e, do então Colégio Estadual Polivalente Dr. Sebastião Gonçalves de Almeida, transformado em Centro de Ensino em Período Integral (CEPI Polivalente Dr. Sebastião Gonçalves de Almeida).
Sem parar de estudar e de ligação com o futebol amador uruaçuense nas fases criança, adolescência e início da juventude, a primeira atuação profissional do apelidado Tô ou Mão de Onça e torcedor do Internacional (Porto Alegre-RS) transcorreu como jogador de futebol, defendendo o gol do Goiânia Esporte Clube.
Direito e cargos
Por ter cursado Direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em Goiânia, as oportunidades sucederam, sempre desenvolvidas com dedicação, iniciadas na capital de Goiás e sem jamais perder a humildade.
Além de advogado, ele é professor e palestrante. Tem especialização em Direito Ambiental (UFPR), Direito Tributário (UCAM), e Direito Penal e Processo Penal (UFT).
Hercules Santos, estudioso contínuo com o passar das décadas, chefiou a Assessoria Jurídica do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), dirigiu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária (Sedarf) e presidiu a Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB Tocantins).
Também é sócio do escritório Queiróz & Jackson Advogados, com sede em Palmas e um dos melhores do Brasil.

1992, time do então Centro Cultural Cazuza: Hércules Santos (apelidado de Tô; e, Mão de Onça), primeiro em pé (esq.), atuando no futebol amador de Uruaçu. Com ele, Taroba, Lázaro, Joaquim, Jânio, Jota Marcelo e o relações-públicas Isomar Lopes. Agachados: Iram (Sargento Reis) (esq.), Cláudio Santos (que também jogou no Goiânia), Pereira, Noelcio (Braguinha) e Luizinho. Mascote: Marcello Dantas – Foto (Reprodução): César Moreira/Foto Tocantins
(Jota Marcelo. Com atualizações)