Luiz Pauferro morre e fica um legado de trabalho

Familiares, amigos, populares e até mesmo pessoas que não conviveram com Luiz Lourenço Moreira se comoveram com a morte do prefeito de Uruaçu da Administração 1989-1992. Confira opiniões!

Luiz Pauferro, prefeito de Uruaçu com cotidianas atividades em favor de famílias menos favorecidas – Foto: Jota Marcelo/JORNAL CIDADE [O autor desta reportagem perde grande amigo. Luiz Pauferro, detentor de uma vida de muitas jornadas, gostava muito de Jota Marcelo e eu dele. Fiz essa foto de Luiz Pauferro em 2004 e, segundo o ex-prefeito me disse mais de uma vez (também disse isso a outras pessoas), era a imagem que o mesmo mais gostava dele próprio! Providenciei cópia da foto e o presenteei

 

Luiz Pauferro: de grande ligação com os humildes ao longo de toda a vida – Fotos: Jota Marcelo

 

Luizim Pauferro, neto e pré-candidato a vereador: “Hoje eu perco minha maior referência, meu ídolo, meu herói”

 

Decreto do prefeito Valmir Pedro: luto oficial por três dias no Município de Uruaçu – Imagem (Reprodução): Divulgação

 

Mais conhecido por Luiz Pauferro, o empresário, empreendedor e político faleceu, vítima da parada cardiorrespiratória, pouco antes de uma hora da madrugada de 5 de agosto, após dar entrada no Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), com sede em Goiânia, depois de internação de algumas horas em unidade hospitalar da cidade de Aruanã, região Noroeste de Goiás, vitimado por acidente automobilístico, com ferimentos.

Luiz Pauferro – ele completaria 81 anos dia 10 de agosto –, que se fazia acompanhado da esposa Sônia Martins Moraes, 52 anos, na camionete Hilux SW4, trafegava na manhã do domingo 4 de agosto, pela na GO-530, quilômetro 36, zona rural, trecho sentido Aruanã-Araguapaz.

Houve colisão frontal perante outro carro e, segundo o Corpo de Bombeiros Militares, sediado em Aruanã, a Corporação foi acionada para prestar atendimento, com ocorrência de incêndio total nos dois veículos.

Luiz Pauferro e a esposa receberam socorro de terceiros e, na chegada do socorro oficial se encontravam fora da camionete, conscientes, portando ferimentos considerados leves. Os dois foram encaminhadas pelos militares bombeiros e receberam atendimentos em hospital de Aruanã.

 

Transferência

Por volta das 21h do domingo, Luiz Pauferro foi transferido em ambulância para a capital, com quadro clínico estável, ao mesmo tempo em que exigia atenção mais que especial, devido complicações surgidas após a internação. Ele chegou a ser atendido no Hugo, não resistindo devido, principalmente, complicações cardíacas.

Da mesma forma, por via terrestre, foi tomada providência para Sônia ser transferida para Goiânia. O Aeroporto de Aruanã não tem balizamento por completo (faltam iluminações específicas). Ela, que passou por cirurgias, em menos de uma semana recebeu alta, se recupera em casa, ainda acamada, numa condição que exigirá dias.

 

Morte inicial 

Claudinei Luciano, condutor do outro veículo, VW Gol, permaneceu no carro, teve o corpo carbonizado e foi a óbito imediatamente, com a Polícia Técnica Científica acionada para remoção e perícia do corpo.

Também no atendimento, os Bombeiros realizaram a segurança da via e combateram o incêndio dos veículos.

 

Ritos funerais

Luiz Pauferro, foi velado entre a tarde de 5 e a manhã de 6 de agosto, no cemitério Parque Memorial de Goiânia, com o sepultamento transcorrendo no mesmo local, sob presença de familiares, amigos, conhecidos, populares.

Natural de Silvânia-GO, Luiz Pauferro mudou jovem para Uruaçu, onde logo começou a trabalhar. No início, foi balconista. E, empreendeu bastante (Madeireira Pauferro; Móveis Pauferro; Supermercado Colorado; rádio Educadora; obras civis; locações; fazendas; pecuária de corte e leiteira; lavoura. Mais política; Administração pública; coordenação de campanhas políticas. Igualmente, série de ações assistenciais [publicamente e, em particular, sem alardear]…), inclusive investiu recentemente. Em um exemplo: adquiriu o imóvel onde funcionou o Cine Caiçara e até dia desses funcionava a loja Novo Mundo, que encerrou as atividades na cidade.

 

Legado

Aos familiares, milhares de pessoas expressaram sentimentos, inclusive destacando o legado deixado por Luiz Pauferro, através de sua diversificada atuação profissional. Muitos foram os contatos que o JORNAL CIDADE recebeu e continua recebendo, manifestando tristezas.

O prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB), decretou luto oficial de três dias no Município. Também postou em Rede social foto de meados dos anos 1990 (já publicada no JORNAL CIDADE). Os dois aparecem de evento político, época em que o então adolescente Valmir já apoiava Luiz Pauferro.

Fábio Vasconcelos (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Uruaçu, externou à reportagem: “É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-prefeito Luiz Lourenço Moreira, popularmente chamado de Luiz Pauferro. A sua dedicação, suas contribuições para com o desenvolvimento de nosso Município jamais serão esquecidas. Registro, nesta ocasião, os meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de todos!”.

De Walzate Freitas (Zata), ex-presidente da mesma Câmara, concorrente ao cargo de vice-prefeito de Luiz Pauferro em 2004, em chapa que ficou no segundo lugar: “Muito triste. Pauferro foi um grande prefeito. Meus sentimentos a toda a família dele!”.

“Votei muitas vezes nele. Deus, dá um bom lugar para ele, que merece”, narrou Valter Carvalho Martins, habitante do setor Casego (Uruaçu).

“Uma perda irreparável. Ficam meus agradecimentos ao bom amigo e um grande gestor! Que Deus conforte a família, em especial Dona Divina [ex-esposa], pessoa ímpar que eu amo muito”, expôs Mauri Lemes, empreendedor e, presidente do PP uruaçuense.

“Que Deus conceda a ele o descanso eterno e o reino da glória. Que Jesus conforte o coração de todos os familiares e amigos de Luiz Pauferro”, salientou Leda Pacheco Gratão Pires, de Campinaçu-GO.

Antônio Marques, uruaçuense hoje morador de Campo Alegre de Goiás, assinalou se sentir muito triste: “Vi pelo JORNAL CIDADE que o Luiz Lourenço Moreira (Luiz Pauferro) faleceu. Muito triste essa notícia!”.

Eder do Skinão, natural de Campinorte-GO, de ligação com Uruaçu, ex-vereador por Aparecida de Goiânia, filho de Dona Antônia Almeida, durante anos funcionária de Luiz Pauferro: “Perdemos um grande líder. Meus sentimentos, que Deus abençoe os familiares e amigos!”.

Ilda Braga, empresária de Uruaçu: ‘Como não lembrar do Senhor Luiz Pauferro! Na minha adolescência eu já te admirava!… É impossível esquecer da alegria do Natal que você e sua família nos proporcionavam com distribuição de carne e alimentos, em frente a extinta rádio Educadora. Você, o empresário que tinha muito e dividia com os que tinham poucos e, não era fazendo política. Você, uma pessoa abençoada por Deus e abençoava as pessoas também! E ainda quero lembrar que foi você, quando prefeito de Uruaçu, que trouxe dignidade para nós da Vila União, que todo ano, na época da chuva, sofríamos com casas alagadas e ruas cheias de valetas. Tinha que colocar tábuas para passar, para irmos para a escol. Você trouxe o asfalto para nós, moradores da Vila União! Deus o receba e descanse em paz! O meu carinho e minhas orações a toda família e amigos!’.

 

Neto Luizim Pauferro

Também lamentando e, comentando o legado deixado por Luiz Pauferro, o neto paterno Luizim Pauferro (filho do advogado Luiz Carlos Moreira), pré-candidato a vereador em Uruaçu pelo PSD, publicou:

“Hoje eu perco minha maior referência, meu ídolo, meu herói.

Quando nasci, tive a honra de ser registrado com seu nome, Luiz Lourenço Moreira Neto, sempre te falei que essa foi a maior herança que me deixou, que essa é a maior honra da minha vida, levar seu nome no meu RG.

Nosso contato era diário, sempre escutei todos os seus conselhos, sempre busquei-me pôr no seu lugar em minhas dificuldades – “Como meu avô faria?”. Enquanto esteve por aqui, dedicou sua vida ao povo de Uruaçu, foi o maior filantropo da história dessa cidade, nunca existiu ninguém nem parecido.

Por seu povo se sacrificou, e pagou caro por isso, perdemos inclusive tempo juntos, só Deus e nós sabemos de tudo que aconteceu.

Mas quero que saiba que sua força e determinação atravessou gerações, e inspira todo um povo, quanto orgulho eu tenho de ser seu neto!

Obrigado meu avô, seu nome jamais será esquecido, seu legado jamais será apagado.  Vá em paz, descanse nos braços de Jesus, nosso Senhor!”.

Nas contas do JORNAL CIDADE em diferentes Redes sociais e Aplicativos, outras muitas mensagens estão publicadas.

 

Leia/assista também: Luiz Pauferro homenageia o avô e esclarece que disputará eleição

 

(Jota Marcelo. Com Assessoria de Comunicação Social/BM-5. Com atualizações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!