‘Emudecemos’ – Josiane das Graças Adorno
O desejo se recolheu dentro do estômago
A tristeza da alma justificou que a vida é assim mesmo
Os olhos sem brilho não adornam mais a realidade
A esperança foi tomada por medidas curtas
No peito o gosto perdido do fracasso
Levantamos da cama com a sensação de atraso
Seguimos desencontrados
A sina não cruzou com a sorte
O tempo traiçoeiro se calou para passar despercebido
No espelho enrugado o reflexo das parcas ilusões
A sobrevivência agarrou-se com a fé e o medo
E a irônica vida continuou insistindo em nos sorrir antes de derrotar-nos por completo.
Josiane das Graças Adorno é poeta e educadora. Natural de Curitiba-PR. Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-graduada em Formação de Professores-Metodologia e Didática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Formada em Psicanálise Clínica pelo Instituto D’Alma-Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (São Paulo-SP). Graduanda (na época do lançamento da antologia aqui destacada) em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira (Goiânia-GO). Realizou trabalhos de pesquisas acadêmicas, registrados em TCC (licenciatura) e Dissertação (mestrado), com ênfase na figura do educador como agente transformador da escola pública. Desenvolve trabalhos de tutoria e supervisão na rede pública municipal das cidades de Goiânia e Uruaçu. Exerce ainda atividades clínicas na área de psicanálise. Sua dissertação de mestrado, pelo programa de pós-graduação do curso de História da UFG, em 2015, teve como objeto de pesquisa RELAÇÕES CRUZADAS: A CIDADE E O ARTISTA. Um estudo de caso sobre Uruaçu e a produção artística pública de Louis Bernard Tranquilin., sob orientação do Professor Doutor Márcio Pizarro Noronha
- 26/05/2026 16:42:24 - Memorial Gilberto Mendonça Teles vai abrigar livros, diários, anotações... Até óculos, caneta, carimbo dele!
- 16/05/2026 14:18:11 - ‘Uruaçu é tradição’ – João Borges
- 16/05/2026 14:15:37 - ‘Nas asas da canção’ – Nelson Sargento e ‘Dona’ Ivone Lara
- 13/05/2026 18:58:03 - Livro propõe reflexão espiritual sobre o alcoolismo
- 01/05/2026 00:17:24 - ‘silêncio que tanto diz...’ – Tião Pinheiro
- 01/05/2026 00:12:05 - ‘Falso moralista’ – Nelson Sargento
- 09/04/2026 16:12:06 - ‘Cordel Limpando o Olho’ – João Almir do Cordel
- 09/04/2026 16:08:14 - ‘Tango pra Tereza’ – Evaldo Gouveia e Jair Amorim
- 06/04/2026 14:04:29 - ‘Antífona de Sábado Santo’ – Pedro Casaldáliga
- 06/04/2026 13:58:00 - ‘Jetski’ – Pedro Sampaio, Shylton, Pedro Breder, Bella Angel, Cantini, MC Meno K e Carolzinha
- 27/03/2026 00:03:07 - GTLO lembra e valoriza data dedicada ao circo
- 26/03/2026 10:20:45 - Relembrando: FASEM agora é UNISEM CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DA MESA
- Ver todo o histórico



Um poema de extrema sensibilidade, um olhar crítico diante das decepções que recebemos por estarmos vivos. Com maestria, torna a triste situação em uma leitura encantadora. Parabéns Josi!