IEL Goiás e Yamana Gold fecham parceria em três Municípios do Norte goiano

Iniciativa visa capacitar empresas fornecedoras nas áreas de produtos e/ou serviços voltados para a mineração, contribuindo para o desenvolvimento econômico e empresarial do Norte e, começou a ser desenvolvido em Alto Horizonte (onde participantes de Nova Iguaçu de Goiás também se capacitaram) (foto acima) e Campinorte (foto abaixo) – Fotos: Sérgio Lessa/Divulgação e Adenilson Passos/Divulgação

“Os fornecedores não precisam ser grandes na estrutura física, mas precisam ser grandes na vontade de crescer”, exprime Sandra Márcia – Foto: Sérgio Lessa/Divulgação

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/GO) e a mineradora canadense Yamana Gold firmaram parceria para o desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Goiás), que tem como objetivo capacitar empresas fornecedores nas áreas de produtos e/ou serviços voltados para a mineração. O trabalho, que contribui fortemente para o desenvolvimento econômico e empresarial da região Norte de Goiás, começou a ser desenvolvido nos Municípios de Alto Horizonte, Campinorte e Nova Iguaçu de Goiás.

“O PDF é um programa estratégico para nossa companhia. É um compromisso da empresa com os fornecedores locais, sendo uma oportunidade de qualificá-los melhor, por meio da expertise do IEL Goiás, não só para atender as demandas das empresas da Yamana, mas para prepará-los para que possam atender demandas regionais, de outros Municípios e Estados. Quem estiver mais preparado e mais qualificado, terá mais espaço no mercado”, ressalta Wilson Antônio Borges, gerente administrativo da Yamana Gold.

Dias 13 e 14 de novembro, o IEL promoveu o lançamento do Ciclo 2018/2019 do Programa em Novo Horizonte e Campinorte, respectivamente. No evento, no qual foram apresentados o Programa e o plano de desenvolvimento elaborado pelo IEL, contou com a participação de autoridades e empresários locais, além de representantes da Yamana Gold, que recebe o nome de Mineração Maracá na unidade daquela região.

“Ao longo dos anos, já capacitamos mais de 700 fornecedores para mais de cem grandes indústrias. Sempre observamos sensível evolução que as empresas participantes do nosso Programa apresentam e não será diferente agora. Vejo os empresários de Alto Horizonte, Campinorte e Nova Iguaçu dedicados e imbuídos na busca do crescimento de seus negócios. Vamos oferecer as ferramentas necessárias para que isso aconteça e para que possam atender a Yamana Gold com mais eficiência, preparando-se ainda para a conquista de mais clientes”, avaliou Sandra Márcia Silva, gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL.

“Os fornecedores não precisam ser grandes na estrutura física, mas precisam ser grandes na vontade de crescer. Queremos que sejam grandes a ponto de não dependerem apenas de uma indústria, mas que possam expandir seus negócios e, um dia, quando os recursos minerais da região diminuírem, possam caminhar com autonomia”, completou Sandra, que também desenvolve a iniciativa em Crixás, cidade também do Norte goiano.

 

Ciclos

No Programa, desenvolvido em ciclos e que conta com a participação de quarenta e uma empresas localizadas nos três Municípios, os fornecedores recebem consultorias especializadas em diversas áreas de negócios, participando também de cursos que os capacitarão a exercer suas atividades de gestão.

Neste primeiro ciclo, que vai de novembro a fevereiro próximo, as empresas participam de cursos de Planejamento Estratégico, Gestão Financeira, Atendimento ao Cliente e Saúde e Segurança no Trabalho. A equipe do IEL fez o levantamento de dados junto às empresas em busca do diagnóstico.

O primeiro curso (Planejamento Estratégico) foi realizado na segunda quinzena de novembro, com a realização da capacitação de fornecedores em Alto Horizonte e Nova Iguaçu. Foram quatro dias de curso, seguidos de consultoria em suas empresas. Também em novembro, fornecedores de Campinorte receberam a capacitação. Em seguida, com os empresários tendo visualizado as oportunidades de melhoria de suas empresas, estão mais aptos para investir e revitalizar seus custos operacionais e suas estruturas organizacionais.

As empresas atuam nas áreas de eventos, confecção, construção civil, transporte, mecânica automotiva, serviço e indústria em geral, fabricação, comunicação, publicidade, montagem e manutenção industrial. No decorrer do Programa, outras empresas podem ser convidadas a integrar o grupo.

 

Fornecedores

A implantação do Programa empolgou os empresários das três localidades. “O maior ganho é a capacitação da nossa empresa para atender outras empresas de grande porte de outros estados, além de nos capacitar para atendermos melhor a Yamana Gold. Nossa ideia é expandir nossos negócios para outros Estados e, para tanto, temos de capacitar nossos profissionais, melhorar e criar novos procedimentos para que isso aconteça”, salienta Leonardo Ribeiro, sócio-proprietário da Singular Soluções e Consultoria, que trabalha com o desenvolvimento de sistemas, em Campinorte.

“O PDF chegou em ótima hora para sanar nossas deficiências, pois chegamos a um limite em que temos de nos reestruturar para poder crescer”, completa Leonardo, cuja empresa atende cinco mineradoras no Brasil, uma no México, além de duas companhias energéticas.

A evolução da gestão, ampliando o número de clientes e implementando a forma de relacionamento com estes, é outra grande preocupação do empresariado da região, que comemorou a chegada do programa desenvolvido pelo IEL Goiás.

“Nossa busca é por capacitação para melhor atender os clientes, além de buscar maior ‘know-how’ em futuras negociações com novos clientes que estamos captando. E nossa meta para 2019 é justamente essa ampliação dos negócios com foco no aperfeiçoamento do atendimento”, afirmou Vanessa de Brito, psicóloga e representante da CTAH, há 12 anos no mercado no ramo de administração de empresas.

 

PDF Goiás

O PDF Goiás prepara empresas para atender às exigências definidas pelas grandes compradoras por meio da implantação de requisitos que garantam o desenvolvimento e a qualificação desses fornecedores. E, objetiva o crescimento técnico, gerencial e empreendedor de fornecedores locais e contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos Municípios. O Instituto é uma entidade do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Goiás, com patrocínio de grandes empresas do Estado.

O Programa conta com as parcerias do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuários do Estado de Goiás (Facieg), da Goiás Fomento, dos Municípios e de Associações Comerciais, como a Associação Comercial, Industrial e Agronegócio de Alto Horizonte-GO (ACIAH).

 

(Informações, sob adaptações: Imprensa IEL Goiás. Com atualizações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!