Escolas das Regionais de Rio Verde e Santa Helena recebem computadores e ‘kits’ merenda

Governador de Goiás, José Eliton (PSDB) disse que as ações na área da Educação possibilitaram que Goiás saltasse da 16ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para as primeiras posições. Ele prometeu para a data seguinte anunciar o valor do piso salarial para os professores.

Governador José Eliton (esq.): “Nós devemos valorizar o professor. Piso Nacional de Educação não se discute, se paga. O Governo de Goiás vai pagar aos professores o piso da educação”. Em Santa Helena, Raquel Teixeira (centro), que foi homenageada por estudantes e professores, lembrou que oferecer os equipamentos às escolas é um símbolo da modernização da rede estadual – Fotos, inclusive da página principal: Seduce/Divulgação

Objetivo: beneficiar todas as 1.152 escolas da Seduce, com seis computadores cada, até dezembro de 2018

Estudantes, professores, diretores e coordenadores participaram do evento – foto –, em Rio Verde, além do ex-governador Marconi Perillo (meio), deputados, prefeitos e vereadores, mais lideranças sociais e religiosas

Ligados à Seduce, os 26 Núcleos de Tecnologia Educacionais distribuídos por todo o Estado também receberão equipamentos

 

A comunidade escolar das Regionais de Rio Verde e Santa Helena de Goiás recebeu nesta quinta 14 de junho, benefícios entregues pelo Governo de Goiás, via Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Os nove Municípios que compõem as duas estruturas receberam 216 computadores, contemplando 36 unidades escolares. Também foram entregues, simbolicamente, 34 mil kits merenda, que chegarão às cinco Coordenações Regionais de Educação, Cultura e Esporte (Creces) da região Sudoeste, beneficiando 2.033 estudantes da rede.

Em Santa Helena, o governador José Eliton e a superintendente executiva de Educação, Professora Zenilde Teixeira, que representou o secretário estadual Marcos das Neves, fizeram a entrega para as escolas da Regional de Santa Helena, acompanhados pela ex-secretária estadual Raquel Teixeira. A Regional compreende os Municípios de Santa Helena, Acreúna, Maurilândia, Porteirão e Turvelândia, que tiveram 14 escolas beneficiadas com 84 computadores. As escolas de tempo integral receberam também os kits merenda. “Temos um volume de informações na rede de computadores que facilita tanto o ensino quanto o aprendizado e, com isso [entrega dos equipamentos], nós temos investido na melhoria da educação do Estado”, explicou o governador.

 

Apoio e valorização do professor

José Eliton fez questão de destacar que os efeitos desse investimento já estão sendo sentidos pela comunidade escolar e pela sociedade. “Saltamos do 16º para o primeiro lugar no Ideb no Brasil porque investimos na educação”, avaliou. E também reafirmou o compromisso da gestão estadual e da Seduce com os profissionais da área. “Nós devemos valorizar o professor. Piso Nacional de Educação não se discute, se paga. O Governo de Goiás vai pagar aos professores o piso da educação. Hoje ou amanhã, devo estar anunciando quais serão as datas dos pagamentos”, garantiu.

O evento em Santa Helena foi realizado no auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Estudantes da Regional fizeram apresentações de dança na abertura da solenidade, que também contou com a presença da comunidade escolar, de secretários de Estado, superintendentes da Seduce, coordenadores regionais da Seduce, deputados (atuantes na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e Congresso) e, prefeitos e vereadores de diferentes regiões.

 

Rio Verde

Em Rio Verde, as entregas foram realizadas durante a abertura da 64ª edição do Governo Junto de Você, no ginásio de esportes Jerônimo Martins. Professora Zenilde repassou os equipamentos e kits merenda aos diretores e coordenadores. Devido ao mau tempo, o governador José Eliton não conseguiu comparecer nessa etapa da agenda que ocorreu mais cedo.

“Essa entrega faz parte do programa que fortalece a ação pedagógica, porque leva computadores para a sala dos professores e coordenadores, o que é um diferencial”, frisou Professora Zenilde. Na Regional de Rio Verde, foram beneficiadas com 132 computadores vinte e duas escolas das cidades de Rio Verde, Castelândia, Montividiu e Santo Antônio da Barra. As escolas de tempo integral receberam também os kits merenda, que são formados por talheres e pratos para uso dos estudantes nos refeitórios.

Coordenadora da Crece Rio Verde, Rita de Cássia Ferreira agradeceu os benefícios e destacou o “momento de sucesso” que vive o setor educacional em Goiás. Ela pontuou que as obras, reformas e ampliações promovidas nas unidades da rede têm oferecido conforto aos alunos e ambiente apropriado de estudo. “Goiás está colhendo os frutos na Educação, com todos os programas que a Seduce e o Governo estão implantando e, agora temos esses computadores para uso pedagógico e administrativo”, afirmou.

Além de estudantes, professores, diretores e coordenadores, estiveram presentes em Rio Verde o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, deputados, prefeitos e vereadores, mais lideranças sociais e religiosas.

 

Tecnologia

As entregas dos equipamentos nas Regionais faz parte do Plano Estadual de Inovação e Tecnologia na Educação, lançado em março pelo Governo de Goiás e pela Seduce, ainda nas gestões de Marconi Perillo e Raquel Teixeira, respectivamente. O programa é uma inovação tecnológica na Educação e representa marco histórico em Goiás.

Em Santa Helena, Raquel Teixeira, que foi homenageada pelos estudantes e, professores, lembrou que oferecer os equipamentos às escolas é um símbolo da modernização da rede. “É um fato inovador. Cada vez mais o professor é a pessoa mais importante no processo de aprendizagem. Ele precisa ter esse apoio”, disse a ex-titular da Seduce.

“A comunidade escolar tem sido bem atendida pelos programas da Seduce e do Governo. Só temos a agradecer pelos benefícios que o Governo e a Seduce nos entregam. Agradecer a Professora Raquel pelo sucesso dos anos em que ela esteve à frente da Educação”, afirmou a coordenadora da Crece Santa Helena, Marcilene Martins de Freitas Parreira.

Fabrícia Borges de Castro Dias, diretora da Escola Estadual José Serafim Azevedo, em Santa Helena, ressaltou a forte presença da tecnologia no dia a dia da sociedade atual. “Nosso trabalho hoje depende totalmente da tecnologia, os computadores vão permitir maior acesso aos professores e alunos a essa tecnologia, o que faz toda diferença.”

 

Informatização das escolas

Em abril, durante o evento +Educação, promovido no ginásio esportivo do CEPMG Hugo de Carvalho Ramos, o governador José Eliton fez a entrega das primeiras máquinas. Foram 1.806 computadores destinadas a trezentas e uma escolas de 37 Municípios das Creces de Anápolis, Trindade, Goiânia, Inhumas e Aparecida de Goiânia.

A meta é beneficiar todas as 1.152 escolas da Seduce, com seis computadores cada, até o final de 2018. Ligados à Seduce, os 26 Núcleos de Tecnologia Educacionais distribuídos por todo o Estado também receberão equipamentos. Os NTEs são ambientes computacionais com equipe interdisciplinar de professores qualificados para promover a formação contínua de educadores da rede.

 

(Informações, sob adaptações: Comunicação Setorial da Seduce)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!