Cerimônia comemora 20 anos da assinatura do ‘Acordo Global e Definitivo de Paz entre o Equador e o Peru’

Será realizada no Palácio do Itamaraty, dia 16 de outubro, cerimônia comemorativa dos 20 anos da assinatura do Acordo Global e Definitivo de Paz entre o Equador e o Peru, ocorrida em 26 de outubro de 1998, em Brasília. O Acordo pôs fim a importante diferendo territorial na América do Sul.

O evento será presidido pelo ministro de Estado das Relações Exteriores, Aloysio Nunes e, contará com a participação dos ex-chanceleres do Equador, José Ayala Lasso, e do Peru, Fernando de Trazegnies Granda. A cerimônia deverá contar, ainda, com a participação de diplomatas envolvidos nas negociações de paz, militares que participaram da Missão de Observadores Militares Equador-Peru (MOMEP), acadêmicos e o corpo diplomático acreditado em Brasília.

O Brasil atuou como coordenador dos Países garantes do processo de negociação e deu contribuição decisiva para seu êxito.

A celebração do vigésimo aniversário do Acordo recorda e reafirma o valor e a eficácia da diplomacia e da solução pacífica das controvérsias. Também evidencia, uma vez mais, a capacidade regional de responder efetivamente a ameaças à paz e à segurança em nosso entorno.

 

(Informações: Ministério das Relações Exteriores [ou Itamaraty])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!